Qual a cor do semáforo que indica que podemos atravessar?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

sinal verde

O sinal verde significa que é seguro fazer a travessia, sendo este normalmente representado pela figura de um ser humano em movimento.

Quem não consegue diferenciar muito as cores distingue os comandos pela ordem, que é a mesma na maior parte do mundo: embaixo, onde fica o verde, indica que o motorista pode continuar seguindo o caminho; no meio, o amarelo, diminuir a velocidade; e o de cima, o vermelho, é hora de parar.

Verde. A escolha do verde para ser uma das cores do semáforo é simples: o verde é a cor complementar ao vermelho no círculo cromático, ou seja, a mais distante e a mais diferente. É a cor que irá provocar o maior contraste na visão das pessoas e, assim, chamará mais atenção para uma atitude.

Ou seja: é permitido avançar o sinal fechado, mas apenas quando houver sinalização específica que permita esta ação. Além disso, a preferência continua a ser do pedestre. O padrão da placa não é definido pelo CTB, mas a sinalização geralmente pode conter a inscrição “conversão livre à direita”.

Alerta laranja
Esta classificação aponta a previsão significa 'perigo'.

Sinal amarelo: Significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também. Sinal vermelho: Esse sinal indica que o motorista deve para obrigatoriamente.

Mas, de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, a definição para o sinal amarelo é indicar o término do direito de passagem. “O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”, diz o documento.

A luz amarela (ou laranja) do semáforo indica que o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo, e não aumentar a velocidade para passar.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Luz branca nos semáforos
O objetivo é permitir que os veículos autônomos, aqueles que trafegam sem a necessidade de uma assistência constante do motorista, ajudem a controlar o fluxo do tráfego - e garantir que os motoristas humanos continuem se dando conta do que está acontecendo no trânsito ao seu redor.

O arco-íris é composto por 7 cores, que são apresentadas nesta ordem, de fora para dentro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

O vermelho indica que os veículos devem parar, o amarelo comunica alerta (revela a transição entre o vermelho e o verde) e o verde sinaliza que os veículos podem seguir.

No Anexo II do CTB (Sinalização) a previsão legal para a cor VERDE é de `permissão`de passar, e não obrigação de passar, tal como ocorre na cor VERMELHA cuja obrigação é parar, implicando inclusive em infração específica por não obedecer essa obrigação.

O tempo médio de duração do sinal no amarelo é de 3”837 (Três segundos e oitocentos e trinta e sete milésimos) dos quais 2”489 (dois segundos e quatrocentos e oitenta e nove milésimos) são gastos para percorrer a extensão entre as faixas, em velocidade moderada.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa e perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) caso o motorista ultrapasse o sinal vermelho. Porém, há apenas uma exceção: se o motorista for virar à direita (desde que a conversão seja permitida). Antes da mudança na regra, a parada era obrigatória sempre.

O sinal vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente, o amarelo representa que é preciso estar atento a breve mudança no sinal que se seguirá, e o verde significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir o seu caminho.

87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito.