Qual a cor do risco químico?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.

marrom — essa cor indica que existem riscos biológicos, tais como, vírus, fungos, bactérias e os outros micro-organismos que podem causar sérios danos à saúde dos funcionários; azul — essa tonalidade refere-se a riscos de acidentes com incêndio, explosão, quedas, descargas elétricas e fraturas.

Grupo 1 - (verde) = refere-se aos riscos físicos, os ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

Riscos Químicos. Risco Químico: É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde.

Podemos citar como exemplos de riscos físicos: ruídos, vibrações, pressões, temperaturas elevadas, radiações e etc. Os riscos biológicos são aqueles provenientes de microorganismos que podem penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, em contato com a pele ou por ingestão.

Riscos químicos
A NR 32 estabelece medidas de proteção à segurança e à saúde dos profissionais em serviços de saúde e estabelece, ainda, para cada situação de risco, a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

A exposição aos riscos químicos podem provocar irritações aos olhos e pele, queimaduras, asfixia, efeitos anestésicos entre outos perigos, dependendo do grau de exposição. As substâncias químicas também podem gerar incêndios e explosões devido ao seu grau de inflamabilidade.

O esquema de cores e riscos fica assim:

  • Verde: risco físico.
  • Vermelho: risco químico.
  • Marrom: risco biológico.
  • Amarelo: risco ergonômico.
  • Azul: risco de acidentes ou mecânico.

Os riscos biológicos são exposições a outros organismos vivos, os químicos não. A NR 9 (PPRA) classifica como riscos ambientais apenas esses 3 grupamentos (físico, químico e biológico).

Azul, associado ao risco de acidentes
Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas,risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.

Esta cor classifica o paciente com baixo risco de piorar nas próximas horas, porém deve ser priorizado em relação a outros pacientes por motivos como: risco de contágio, cortes que possam necessitar pontos de sutura/curativos, entre outros.

Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente.

Esta cor classifica o paciente com risco de piora e, portanto, já foi priorizado em relação à maioria dos outros pacientes por motivos como: dificuldade para respirar, convulsões, trauma da cabeça com alterações neurológicas, febre em menores de 3 meses de vida, sinais de sangramento moderado a intenso, fratura exposta ...

São exemplos de Riscos Químicos, exceto:

  • Poeiras.
  • Névoas.
  • Vapores.
  • Gases.
  • Ruídos.

Os tipos de agentes químicos são:

  • Gasosos: Qualquer substância em estado gasoso como: Nitrogênio, Dióxido de Carbono, propano, etc. ...
  • Líquidos: Substância manipuladas no estado líquido como: Gasolina, Benzeno, ácidos, etc. ...
  • Sólidos: Encontradas no ambiente em estado sólido como: poeira, fibras, chumbo, etc.

Os riscos químicos estão presentes em diferentes ambientes de trabalho e para garantir a proteção do trabalhador é preciso conhecimento e informação.
...
EPIs para Proteção Química

  1. Respiradores.
  2. Óculos de Proteção.
  3. Luvas de Segurança.
  4. Botas de PVC.
  5. Cremes de Proteção.
  6. Avental de PVC.

Alguns exemplos de riscos químicos são: poeiras minerais, como a sílica, que causa a silicose; a poeira do bagaço da cana-de-açúcar e os fumos metálicos liberados em processos de fundição. Os riscos químicos causam consequências como: dores de cabeça, irritação, doenças pulmonares e até a morte.

São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.