Qual a cor do pecado do orgulho?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

A soberba é conhecida também como vaidade ou orgulho. Está associada ao orgulho excessivo, arrogância, vanglória, soberania e vaidade.

VIOLETA

VIOLETA – A cor violeta ou roxo está associada à espiritualidade. Remete ao poder e à luxúria.

Segundo Papa Gregório I
Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor: Orgulho. Inveja. Ira.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Meliodas

O Capitão da Sete Pecados Capitais, Meliodas é entre todos o mais poderoso de Nanatsu no Taizai. Ex-Capitão dos Dez Mandamentos e ex-futuro Rei dos Demônios, o Pecado da Ira do Dragão detém um nível de poder absurdo ao final da quinta temporada.

Orgulho se combate com humildade
Dessa forma, como se tem em Tiago (4,6) “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. É na humildade que se conquista a honra – e a humildade é o contrário de orgulho em excesso.

O orgulho doentio cega a pessoa para as suas verdadeiras limitações, além de passar uma imagem desagradável para os outros. Alimentar esse tipo de orgulho é como viver em relacionamento abusivo consigo mesmo. Nada parece estar certo até você se sentir amado e idolatrado por conhecidos e desconhecidos.

Também se torna pejorativo quando esse excesso impede que a pessoa reconheça seus próprios erros, consiga pedir ou aceitar ajuda. Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia.

Vermelho: Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.

Branco: Perdão, paz, pureza, verdade, proteção e sinceridade. Vermelho: paixão, emoção, fogo, atração, fidelidade, auto-estima e coragem.

Cor: Azul. A pessoa com este pecado capital é caracterizada pela Igreja Católica como alguém que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva a uma inatividade acentuada.

O primeiro pecado capital consiste na gula, ou seja, comer de maneira exagera, muito além do que o corpo realmente precisa.

Preguiça: é vista como pecado por gerar a procrastinação, a apatia, o desleixo. Uma polêmica de tal pecado está na sua origem, já que na época estava também ligada à melancolia (incluindo doenças como depressão). Inveja: é o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista.

O pecado da luxúria é o excesso de busca insaciável pelos prazeres carnais, sexualidade extrema. Excesso de pulsão que visa contornar o incontornável, para tapar uma insatisfação funcional básica. É a procura da compensação, pela via da avidez, com relação a uma insatisfação sexual.

Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.

O que é Blasfêmia:
É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável. Em alguns países existem leis, no código penas, cotra a blasfêmia, onde as penas podem variar dependendo de sua gravidade.

1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas.

Avareza

Avareza. O último dos 7 pecados capitais do nosso texto de hoje é a Avareza. Ela está ligada a questões monetárias, onde tudo gira em torno de dinheiro. Mas mais do que isso, é quando os bens materiais estão acima de qualquer bem imaterial.

Gowther é um dos Pecados Capitais, ele SIM, é o mais fraco. Ele é uma marionete criada por um poderoso mago chamado Gowther.

O orgulho destrói também relações no trabalho. Afinal, o orgulhoso se incomoda com o carisma, o profissionalismo, a capacidade e a simpatia do seu colega. E mais, deseja o sucesso a qualquer preço. Sua arrogância causa antipatia.