Qual a cor do PCC?

Perguntado por: mguterres6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O grupo usava o símbolo chinês do equilíbrio yin-yang em preto e branco, considerando que era "uma maneira de equilibrar o bem e o mal com sabedoria".

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

No Brasil, a tatuagem de carpa também é vista em presídios, sendo adotada por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma organização criminosa que atua em vários estados do país.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional.

O Comando Vermelho, inimigo do PCC (Primeiro Comando da Capital), também tem um Marcola. Trata-se de Marcus Vinícius Nepomuceno Serpa Filho, 34, apontado pelo MP-CE (Ministério Público do Ceará) como um dos líderes da facção criminosa naquele estado. Ele foi preso em 9 de julho de 2021.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

É uma espécie de programa de trainee do crime. Seguindo as regras duras da facção, jovens ganham respeito dos mais experientes e podem virar "irmãos" aos 18 anos, idade mínima para ingressar na facção. "Entrar no PCC depende da sua caminhada", diz Jeferson, da zona leste, que passou 3 dos seus 18 anos na Febem.

1. Ato de Talarico: Quando o envolvido tenta induzir a companheira de outro e não é correspondido, usa de meios como, mensagens, ligações, ou gestos. Punição: exclusão sem retorno, fica a cobrança a critério do prejudicado e é analisado pela Sintonia.

Os confrontos têm sido encabeçados por Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), em lados opostos e apoiados por aliados, com episódios dentro de presídios e periferias de cidades brasileiras.

Segundo agentes penitenciários e especialistas em PCC, essas pessoas são recrutadas de diversas formas. As principais são quando internos são "batizados" pela facção ao chegar nos presídios ou fazem dívidas com o crime. "Quando o preso chega na cadeia, ele facilmente consegue drogas e celular.

2. Tudo 3. No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Noé Alves Schaum, 42, acusado de ser o executor do crime, foi assassinado em 16 de janeiro de 2022, no mesmo bairro. Quem era Cara Preta? Segundo o MP-SP, integrava o PCC, onde era influente e estava envolvido com o tráfico internacional de drogas e outros delitos. Já Sem Sangue era o motorista e braço direito dele.

A carpa possui o significado que aqueles que a usam são membros do PCC. Sei que há pessoas em liberdade que as possuem e que não são membros e nem sabem seu real significado.

Outra conhecida tatuagem de membros do PCC é o número 1533 – uma referência à 15ª letra do alfabeto (P) e à terceira (C). Alguns criminosos da facção têm a própria sigla tatuada no braço.

Significado de tá 3: Tá 3 significa que tá calmo, que tá milhão.

Ele usava um bigode. Na cadeia antigamente os criminosos gostavam de usar bigodes, era uma “marca” usada por alguns criminosos e se “rotulou” que os “bandidos, ou seja, presos mais considerados no mundo do crime usavam bigodes.

Inscrições nas paredes dessas alas remetem ao mundo do crime e às facções. “Tudo 2”, “TD2”, “CV”, “CVRL” e “Trem bala” são alguns dos termos encontrados nas paredes do Case, que remetem à facção carioca. Já na parte do grupo rival, há nas paredes “PCC”, “TD3” e “1533”, referências ao Primeiro Comando da Capital.

Os adolescentes que trabalham para traficantes de favelas cariocas recebem de R$ 100 a R$ 3.000 por semana e participam de uma estrutura hierárquica que lhes possibilita subir de cargo e aumentar seus vencimentos.

O Água Santa avançou à final do Paulistão ao superar o Red Bull Bull Bragantino nos pênaltis depois de empatar no tempo normal, por 1 a 1.

Continuar lendo Quais os rivais do PCC?