Qual a cor do melancólico?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A cor que representa o melancólico é o azul, que expressa intelectualidade e introversão.

A melancolia se manifesta como uma apatia generalizada, uma total ausência de ânimo. A inércia e o tédio também são características marcantes de um indivíduo melancólico. Viver na melancolia é como se preencher de um vazio. O melancólico não se revolta, não se agita externamente, não lida com crises e surtos.

Há dois tipos de melancólicos: o artístico e o científico. Ambos são organizados, disciplinados, detalhistas, pragmáticos e perfeccionistas. São pacientes, profundos e pensativos. O tipo artístico é sensível, mas não demonstra grande entusiasmo ou emoção, embora seja romântico e delicado.

Temperamento melancólico – Pontos positivos: talentoso, analítico, esteta, habilidoso, autodisciplinado, disposto a sacrificar-se e sensível. Pontos negativos: desconfiado, suscetível, vingativo, mal-humorado, crítico, teórico, não social e pessimista (fonte: Crescimento Pessoal & Motivação, 2006).

Melancólico é amigo fiel
Mais do que qualquer outro tipo de temperamento, o melancólico tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos. É desconfiado quando pessoas ou experiências o desapontaram e encara com suspeita quando lhe dedicam muita atenção.

A pessoa com temperamento melancólico é sensível e analítica. Um pensador profundo voltado para si, sendo muito exigente consigo mesmo e vivendo em constante autoanálise. Outras características marcantes são o perfeccionismo, altruísmo, criatividade e a cautela.

#4 Moisés, melancólico
Ele era leal, abnegado, dava tudo de si e não media esforços para cumprir o que Deus queria que ele fizesse. Em um momento de sua vida, Moisés desejou morrer, pois sentia-se incapaz e sozinho: “Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim.

Melancólicos pensam bastante, controlam as emoções, mas tendem à tristeza, ao desânimo e olhar muito para si. É meio comum que sanguíneos sejam atraídos pelos melancólicos ou vice-versa. O sanguíneo admira a nitidez e a ordem do melancólico.

Melancólico. Estudioso, profundo e introspectivo, uma pessoa de temperamento melancólico tem uma veia artística muito forte. Apesar da timidez, esse perfil costuma ser bem leal (a pessoas, organizações e ideais), extremamente dedicado, altruísta, sensível e organizado.

Sanguíneo Melancólico é uma pessoa altamente emocional, rindo num momento e chorando copiosamente noutro. Sanguíneo Melancólico tem um grande potencial, mas necessita de se sentir seguro e admirado pelos outros, na realidade isto é o que impulsiona em grande parte as suas realizações.

Como saber se sou melancólico? Um temperamento melancólico segue as regras. Eles podem ser cautelosos e hesitantes em ambientes desconhecidos, mas também podem se tornar agressivos quando confrontados com uma situação adversa. Eles são privados e introvertidos.

Qualidades do temperamento
Enquanto o fogo (colérico) expande, a TERRA (melancólico) SE APROFUNDA. “As coisas do alto e as coisas profundas são duas faces de um mesmo símbolo”. Ou seja, O MELANCÓLICO ASPIRA À PROFUNDIDADE.

Os melancólicos são analíticos, intelectuais e perfeccionistas.
...
Como um melancólico pode obter sucesso na vida profissional:

  1. Evite distrações no trabalho.
  2. Encontre maneiras de contornar o estresse.
  3. Tente manter o equilíbrio entre sua indecisão e o perfeccionismo.

Temperamento Sanguíneo
Ao contrário do melancólico, o sanguíneo tem um dos tipos de temperamentos mais otimista do quadro. É muito expansivo, de maneira que sua presença contagia o ambiente onde está.

Melancólico Colérico é perfeccionista
Melancólico Colérico é uma pessoa extremamente difícil de agradar e normalmente nunca está satisfeita consigo mesma. Quando pensa de forma negativa sobre algo ou alguém (inclusive sobre si próprio) pode tornar-se de difícil convivência.