Qual a cor do luto no Brasil?

Perguntado por: amota . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

preto

No Brasil, por exemplo, o preto pode significar luto e o branco sinônimo para paz, leveza e elegância. Nas culturas ocidentais, como é o caso do Brasil, colonizado por portugueses, o preto tem sua origem nos povos romanos, que usavam uma espécie de toga preta básica em situações de luto.

cor preta

A cor preta, como símbolo de luto, vai representar a falta de luz, a tristeza, o sofrimento e a introspeção de sentimentos de perda pelos entes amados.

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Nas culturas ocidentais, como é o caso do Brasil, colonizado por portugueses, o preto tem sua origem nos povos romanos, que usavam uma espécie de toga preta básica em situações de luto. A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido.

Culturalmente, a cor representativa do luto é o preto, mas podem ser usados outros tons, tais como o cinza, branco, marrom, bege ou azul, por serem neutros e clássicos. Evite roupas muito justas, saias curtas, decotes ousados, gravatas extravagantes, camisas de times ou bandas.

É que a cor simboliza o luto, hoje meio em desuso, especialmente nas grandes cidades, mas que já foi uma tradição: viúvas chegavam a passar a vida toda usando um pretinho nada básico após a morte do marido.

Desta forma, o branco também é a cor da morte, por isso, no candomblé, exprime o luto. Ao falecer, um iniciado obrigatoriamente é sepultado com roupas brancas. Em todos os ritos fúnebres, o branco fosco, ou seja, sem brilhos e com o máximo de simplicidade, é indispensável.

amarelo: alegria, relaxamento, felicidade; verde: cura, perseverança, natureza; azul: contemplação, paz, paciência, emoções mais amenas e leves; roxo: sensualidade, nobreza, mistério, transformação, a cor das descobertas.

As rosas amarelas e laranja são mais frequentemente escolhidas por amigos ou entes próximos que querem prestar homenagem à vitalidade, humor e alegria de viver da falecida ou do falecido.

Símbolos de luto: Fita preta
Assim, o símbolo da fita ou laço preto é muito conhecido. A fita simbolizando a leveza e consciência e a cor preta, a morte. Algumas culturas orientais, como os chineses e japoneses, utilizam a cor branca, mesmo para os funerais.

O roxo também está ligado à nobreza, ao luxo e ao poder.
O roxo é uma cor que precisa ser constantemente reverenciada, com todas as homenagens que os nossos olhos puderem dar. Roxo é uma cor única, incisiva.

Em homens, é possível usar blusa social, calça e, caso ache necessário, terno. Acessórios também são bem aceitos, mas é importante lembrar como o ente querido que partiu gostava de utilizá-los. Para as mulheres, uma das principais peças que são utilizadas para a escolha das roupas de velório são os vestidos.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

Escolha peças pretas ou escuras.
Tradicionalmente, as roupas de funeral são pretas. No entanto, nem todo mundo adere à tradição nos dias de hoje. Não é incomum ver pessoas usando tons de cinza ou azul escuro. Se não for usar preto, escolha uma outra cor escura para vestir.

Evite muita conversa
É bem comum que, em velórios, ocorram encontros de familiares que há muito tempo não se viam ou mesmo amigos. No entanto, é importante respeitar o momento e evitar conversas em voz alta. Apesar de velórios serem ocasiões sociais, o momento é de respeito e cordialidade.