Qual a cor do líquido do dreno?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

Comunique seu médico se:
A cor da secreção se tornar vermelha brilhante, com aumento da quantidade da drenagem. O dreno sair acidentalmente. Se durante 24 horas não houver nenhuma secreção na bolsa sanfonada.

O seroma pode ser reabsorvido naturalmente pelo corpo quando é pequeno, resolvendo-se após cerca de 10 a 21 dias. Porém, existem casos em que é necessária a realização de uma punção com seringa para retirar o acúmulo de líquido e permitir a cicatrização.

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

Anotar a hora, data e o volume drenado; Apertar o dreno (parte sanfonada), e fechar a tampa com o dreno apertado; ABRIR O CLAMP (trava); Observar alterações no local de inserção do dreno (hiperemia, secreção e/ou edema).

O pós operatório de uma drenagem toracica pode ser acompanhado de dor, de uma sensação de falta de ar pela restrição que a própria dor pode causar.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

Em geral o orifício de passagem do dreno se fecha naturalmente alguns dias após a retirada do dreno! Normal, orifício fecha espontaneamente após alguns dias.

Pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, podendo variar. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes. Para manter o dreno funcionando corretamente, não se pode quebrar o tubo ou fazer movimentos bruscos porque podem acabar arrancando o dreno e causando dor e um ferimento na pele.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Infecção
Não é comum, mas o seroma pode infeccionar. Nesses casos, o paciente sentirá outros sintomas como dor, vermelhidão e até mesmo febre. Um odor característico também revela a complicação. A partir da infecção, o seroma forma um abcesso na cicatriz, ou seja, uma bolha de pus.

Seroma não costuma ter cheiro. Se está ocorrendo odor fétido, pode ter se tornado um abscesso (bactéria).

Complicações graves são pouco frequentes. Elas incluem dor no peito, punção do pulmão ou diafragma, acúmulo de ar sob a pele e infecção. Se uma grande quantidade de líquido que esteve presente por semanas a meses for retirada rapidamente, pode haver acúmulo de líquido dentro do próprio pulmão (edema pulmonar).

Este dreno consiste de um reservatório, que coleta o sangue, e é conectado a uma mangueira que é colocado na mama e ou na axila. O reservatório que coleta o sangue funciona por sucção à vácuo (forma de uma sanfona) , portanto deve ser sempre mantido com a “sanfona” comprimida.

II – CURATIVO COM DRENO
a) O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado. b) O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco. Isto significa que o número de trocas está diretamente relacionado com a quantidade de drenagem.