Qual a cor do Guia de Oxóssi?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda) Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda)

Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco. Seus números para sorte: 4, 6 e 42.

Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi.

Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel. Pois o mel o faria lembrar de todo sofrimento seu e do seu filho. Por isso Oxóssi não leva mel e Logun é lavado com açúcar mascavo e gengibre.

Alpiste, Angico, Aroeira, Arruda, Aquileia, Arnica do Mato, Bagaço de Cana, Beladona, Buchinha do Norte, Cânfora Casca de Jurema Preta, Cipó Cruz, Comigo Ninguém Pode, Espinheira Santa, Guiné, Jurubeba Mista, Losna, Peregum, Picão Preto, Pinhão Roxo.

QUANDO USAR A GUIA? Como a guia é um objeto sagrado, não é necessário o uso ininterrupto, principalmente quando for uma guia de trabalho. A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Para o Candomblé Oxossi é o Orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. Por isso os antigos Candomblecistas o reverenciavam em Junho no dia dedicado a Corpus Christi. Oferenda: No Candomblé Asoso (milho cozido com coco) e na Umbanda frutas e vinho tinto.

Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu Abre ...

Como vem a Mocidade? Padre Miguel homenageia Oxóssi, padroeiro da escola e inspiração para a batida da bateria | Carnaval 2022 no Rio de Janeiro | G1.

Oxóssi – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral.

Caboclos de Oxóssi e suas divindades
Na linha dos Caboclos de Oxóssi estão as seguintes divindades (Caboclos e caboclas): Aimoré, Pena Branca, Cabocla Jurema, Sete Flechas, Sete Encruzilhadas, Urubatã, Cabocla Jacira, Sete Estrelas da Jurema, Junco Verde, Japiassu, Boiadeiro, Pena Dourada, Rei da Mata e outros.

Não se pede a Oxóssi muito ouro ou riquezas, mas sim o necessário para se viver. Sua oferenda mais conhecida é o axoxô, agrado feito com milho de canjica amarelo (milho-vermelho) cozido e 1 coco seco. Tudo é ofertado em um alguidar de barro. Pode-se acender uma vela azul-clara ou verde.

Oxossi – Coco, cana de açúcar, abacaxi, laranja, limão, camboatá, caju, acerola, sapucaia, cacau, mangaba, butiá, nêspera (ameixa branca), frutinhas de mato (abiu, bacaba, bacuri, murici, pequi, etc).

Filho de Oxóssi não come milho vermelho, nem milho verde. Oxalá tem quizila a todas as comidas preparadas no azeite de dendê, portanto os filhos de Oxalá não podem comer delas. Não comer amoras e evitar passar embaixo do pé de amora (pertence a Babá Egum).

Oxalá (Amor e Bondade): Camomila, Cravo, Arruda e Capim Santo. Oxossi (Coragem e Segurança): Aroeira, Flor de Laranjeira e Erva-Cidreira.

Na África antiga, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, responsável por trazer o sustento para a tribo. Hoje em dia, ele protege todos os que saem de casa diariamente para o trabalho, pois é deste esforço que vem o sustento das famílias.

Dia 20 de janeiro comemora-se o dia de São Sebastião, Oxóssi no sincretismo ou o nosso Rei das Matas. Além de ser um mês de culto a esse poderoso Orixá é um mês que carrega seus ensinamentos.

Alguns exemplos de oferendas comuns em vários centros e tendas umbandistas: milho cozido; coco em lasca; girassol; rosas brancas; velas brancas, amarelas e verdes; cerveja; licor de caju; flores do campo, entre outros.

Que Oxóssi me traga a fartura e abençoe meu caminho. Peço a sua bênção, meu Pai Oxóssi, guia meus passos e me proteja. Oke arô!