Qual a cor do corrimento de quem está com câncer no colo do útero?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

O câncer no colo do útero pode causar corrimento vaginal (leucorreia) em tons de marrom. Pode, ainda, vir acompanhado de mau cheiro.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

JULHO VERDE ESCURO – CÂNCER GINECOLÓGICO
Entre os tipos de câncer, os mais comuns são o câncer de colo do útero, câncer de endométrio e câncer de ovário. Saiba mais: Câncer de Colo de Útero.

Como pode ocorrer em situações não cancerígenas, é fundamental buscar um médico. Além disso, o corrimento vaginal sem sangue pode ser um sinal de câncer de endométrio, sintoma presente em 10% dos casos. Por isso, qualquer corrimento anormal, com ou sem sangue, deve ser relatado ao médico.

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Os sintomas de câncer no útero podem ser confundidos com outras doenças, como a endometriose, por exemplo, e isso pode retardar o diagnóstico, o que contribui para o agravamento do caso.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Quais os sinais de uma ferida no colo do útero?

  • corrimento vaginal recorrente;
  • cólicas;
  • desconforto na região pélvica;
  • coceira;
  • ardência ao urinar;
  • sangramento vaginal após a relação sexual.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Papanicolau detecta precocemente câncer de colo do útero. O HPV é um vírus transmitido pela relação sexual que pode provocar o câncer do colo do útero. Para evitar a doença que mata 14 pessoas por dia no Brasil, é recomendado que mulheres com idade de 25 a 64 anos façam exame de Papanicolau frequentemente.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Apesar de o Outubro Rosa estar ganhando grandes proporções, não é de agora que os meses ficaram coloridos para conscientizar a população sobre uma causa, principalmente doenças, como o câncer. O objetivo é alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

No estágio I, o câncer está restrito ao colo uterino. No estágio II, a doença atinge além do colo uterino, mas não afeta a parede pélvica ou o terço inferior da vagina. No estágio III, a doença atinge a parede pélvica ou o terço inferior da vagina.

Para o câncer do colo do útero, o estadiamento clínico é usado e baseia-se nos resultados do exame físico, biópsias, exames de imagem e em exames, como cistoscopia e proctoscopia.