Qual a cor do combate à depressão?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

O “Janeiro Branco” tem como importância chamar a atenção para a saúde mental. A intenção é conscientizar as pessoas de que depressão, ansiedade, cansaço mental, burnout e entre outras enfermidades são assuntos sérios e que precisam de atenção e acompanhamento de especialista.

Janeiro é o mês dedicado às questões relacionadas à saúde mental. Neste período, a prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns como depressão, ansiedade e pânico ganham maior visibilidade.

O estudo, realizado por uma equipe da universidade alemã de Freiburg dirigido por Ludger Tebartz van Elst e publicado na "Biological Psychiatry", indica que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco, por isso que o mundo torna-se literalmente cinza.

Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.

Nesses textos, o girassol aparece como uma metáfora da vida. A Luz Divina alimenta o espírito, assim como a luz solar alimenta uma flor de girassol.

Poder místico do girassol
Caso seja dado como presente, simboliza boas energias, novas experiências e sorte para a pessoa. Isso porque essa planta é regida pelo Sol, conhecido como astro-rei pelo seu poder grandioso sobre o mundo e os seres vivos.

Além disso, o girassol certamente traz as bênçãos do nosso amado Sol. Ele é muito muito usado nos rituais de prosperidade.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Segundo a Universidade de Harvard, a depressão não está relacionada apenas ao comportamento e níveis de substâncias químicas, como os neurotransmissores, mas também às conexões das células nervosas e ao funcionamento dos circuitos em áreas do cérebro relacionadas ao humor.

O azul traz quietude e paz mental. Reduz tensões e promove a expansão da consciência. Saúde: recomendada nos casos de doenças inflamatórias e tratamentos para audição.

Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.

Janeiro Branco: Saúde Mental.

verde

O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.

As cores do lado azul do espectro são conhecidas como cores frias e incluem azul, roxo e verde. Essas cores são frequentemente descritas como calmas, mas também podem evocar sentimentos de tristeza ou indiferença.

Amarelo – Cor da ansiedade, pode causar distrações. Também é a cor do prestígio e do luxo (no caso do amarelo dourado). Mulheres de amarelo irradiam luz e otimismo.

A naturóloga também afirma que as essências dos Florais de Bach mais utilizadas para depressão são Mustard para tratar melancolia, tristeza profunda e cíclica, Pine, para pessoa autocrítica e que sente-se culpada por alguma circunstância, Walnut, para aqueles que oscilam muito de humor e vivem atrelados ao passado, e ...

Chocolate com bastante cacau em sua composição (acima de 70%, de preferência) também é um aliado na luta contra a depressão, sabia? Um presente simples, mas que pode significar muito.

São elas:

  • Aspen: limpa a mente de medos inconscientes;
  • Mimulus: dá mais coragem e ousadia para enfrentar os medos. Muito bom para quem sofre de ansiedade social;
  • Red Chestnut: nos dá mais fé e esperança no bem daqueles que amamos;
  • Impatiens: gera equilíbrio para rotinas atribuladas e novas;

A sexta benção é a flor da Alegria: o Apóstolo São Paulo diz: alegrai-vos sempre, em Filipenses 4:4. Alegria e bom humor são excelentes ingredientes de um lar feliz. Então não deixe a tristeza invadir sua casa, não leve tudo a sério, “curta” a vida, pois curta é a vida!

É o crescimento desigual dos talos que provoca o giro. E quando deixam de crescer, deixam de girar. E não há dúvidas de que, para os girassóis, há vantagens em ser maior do que os outros. Quando se acomodam, as flores maiores desprendem um calor adicional, o que as torna mais atrativas para os polinizadores.