Qual a cor do catarro da pneumonia?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Pneumonia Bacteriana
Esse tipo de pneumonia também pode ser desenvolvida a partir do agravamento da gripe ou por meio de bactérias originárias de outra infecção em algum local do corpo. Os principais sintomas são: Tosse com muito catarro. Febre alta, acima de 39°C.

3. Catarro branco ou cinza. Este tipo de catarro geralmente é sinal de uma inflamação das vias respiratórias superiores, mas também pode surgir durante uma gripe ou sinusite, quando os seios nasais ficam muito cheios e começam a drenar para a garganta.

Os principais sintomas são:

  1. Febre alta;
  2. Dor no tórax;
  3. Tosse;
  4. Mal-estar;
  5. Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  6. Confusão mental;
  7. Fraqueza;
  8. Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Beber água ao longo do dia ajuda na expectoração do catarro. Além disso, tossir sempre que sentir a presença de secreções e evitar engoli ajuda na remoção. Outra dica é beber em média 2 litros de água, que ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Entre os principais culpados temos a poluição atmosférica, fumaça de cigarros, poeira, ácaros, pólen e pelos de animais; Hidratação para o corpo e mucosas: é importante umedecer as mucosas e a própria secreção para aliviar o seu excesso.

Um dos principais sintomas de pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco.

Geralmente, a secreção é mucosa ou purulenta, podendo ter diferentes colorações e até ser acompanhada de sangue. Formado como resposta a diferentes inflamações nas vias aéreas inferiores, o material costuma ser eliminado pela tosse.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.

Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Antibióticos para pneumonia

  • Amoxicilina;
  • Azitromicina;
  • Ceftriaxona;
  • Fluoroquinolonas, como a levofloxacina e a moxifloxacina;
  • Penicilinas;
  • Cefalosporinas;
  • Vancomicina;
  • Carbapenêmicos, como meropenem, ertapenem e imipenem.