Qual a cor de vela para Ibeji?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Por simbolizarem o novo, a promessa que está nascendo, se associam Ibeji às crianças. Se usam velas azul claro e cor-de-rosa, as cores dos bebês.

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados.

Conheça abaixo qual seu Orixá e a cor de vela correspondente. Bará - Velas na cor Vermelha Ogum - Velas na cor Vermelha e Verde ou vice versa Oyá/Iansã - Velas na cor Vermelha e Branca (em algumas tradições pode ser usada Vermelha e Marrom) Xangô - Velas na cor Branca e Vermelha Odé - Velas na cor Azulão…

Em 27 de setembro, celebra-se o dia daquele que é considerado, nas religiões de matriz africana — como o candomblé e a umbanda —, o orixá das crianças: os Ibeji, representados por dois seres gêmeos que carregam a felicidade em seus corações e veem a vida com os olhos de criança.

de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

No dia 27 de setembro é celebrado o dia de são Cosme e são Damião, santos do catolicismo. Na mesma data, outra religião, a umbanda, também celebra duas figuras importantes para sua tradição: os erês.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Por que isso acontece? 1 - Pavio muito forte, que faz a vela queimar até as bordas, como no vídeo. 2 - Vento, que faz a chama oscilar e se aproximar mais de uma das bordas.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Ogum: A cor da vela associada a Ogum é o vermelho, simbolizando a força, a coragem, a determinação e a proteção. Ogum é um guerreiro e protetor, sendo reverenciado com velas vermelhas. Oxóssi: A cor da vela associada a Oxóssi é o verde, representando a natureza, a renovação, a cura e a conexão com as matas.

· AMARELA: SIMBOLIZA A ALEGRIA DE VIVER. SEU USO PRINCIPAL É PARA PEDIDOS DE ABERTURA DE CAMINHO, ENERGIZAÇÃO E CONTRA A TRISTEZA. · LARANJA: É O SÍMBOLO DA PROSPERIDADE, USADA PARA PEDIDOS DE MELHORIA FINANCEIRA. · VERDE: CURA É O SEU SÍMBOLO.

Já segundo outras crenças e até para a astrologia, os significados das velas amarelas estão ligados à aceleração e atração de sorte e prosperidade, por isso, seu uso é indicado para apressar determinados processos pessoais ou profissionais, além de promover aspirações com rápidos e bons resultados.

2

Ibéjì é jovial e sensível. É o protetor dos gêmeos e seu culto está ligado a Òsun (Oxum). Usa o Àtòrì (pequena vara). Seu número: 2.

Tem temperamento travesso e brincalhão, já que seu domínio é a infância, e sua simbologia, a da inocência. Os Ibêjis não incorporam em pessoas, mas brincam com elas, fazendo travessuras inofensivas, como esconder objetos, dar tombos etc. Assim, é preciso agradá-los com guloseimas e brinquedos, como crianças que são.

Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji.

Ibeji saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!”

Doces, leveza e alegria
Apesar das diferenças cosmológicas e teológicas, o fato é que em todos os terreiros, seja de Umbanda, Candomblé ou qualquer outra religião de matriz africana, os Erês se apresentam como espíritos de crianças, levando leveza, alegria e pureza.

Os filhos e filhas de Ibejis tem características bem infantis. São muito alegres e exibem um ar muito jovial. De fato, não pensam muito para realizar algo, sendo um tanto inconsequentes. Por outro lado, dificilmente um(a) filho(a) de Ibejis ficará sentado esperando algo acontecer.

você quer recusar o presente. não sabe como. é só você agradecer e dizer obrigada.

Como o 27 de setembro é dia de São Cosme e Damião, setembro é o mês associado aos erês, às crianças. Como se eles fossem “padroeiros” ou “patronos” delas, das crianças abandonadas e das que sofreram durante a escravização ou no pós escravização”, pontua Diogo.

Continuar lendo Qual a cor de Ibeji?