Qual a cor de pele que tem mais melanina?

Perguntado por: rrebelo6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares.

O excesso de melanina pode gerar manchas de melasma
Além da exposição solar, a melanina pode ser estimulada por alterações hormonais e inflamações. Esses fatores podem causar manchas amarronzadas em algumas partes do corpo, conhecidas como melasma.

O excesso de melanina mancha pele? É verdade, o excesso na produção de melanina pode promover o escurecimento da pele. A dermatologista explica: “A pele bronzeada significa que houve um esgotamento de toda a capacidade de proteção da pele a partir da melanina.

A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares.

Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

Khoudia Diop, de apenas 19 anos, passou de motivo de chacota na Internet a estrela de moda, graças ao seu tom de pele… Devido ao alto nível de melanina que concentra, Khoudia tem a pele mais escura do mundo.

Como a superfície cutânea da palma das mãos é mais espessa, as células melanócitas não entram em contato com a radiação solar, fazendo-a permanecer branca.

Classificação de tons de pele negra

  1. CALYPSO. É o tipo de pele que possui o fundo quente, de tom médio com características frias e quentes. ...
  2. SPICE. Já a pele Spice remete a culinária apimentada. ...
  3. SAARA. A cor da terra do deserto do Saara é uma pele neutra amarelada. ...
  4. NILO. ...
  5. JAZZ. ...
  6. BLUES.

ALBINISMO. Trata-se da ausência de melanina associada a uma condição genética. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde, nos EUA, aponta cerca de 17 mil pessoas com esta condição em todo o mundo. Entretanto, não é apenas a cor da pele, olhos e cabelos que indicam albinismo.

1- Use protetor solar todos os dias
"O protetor solar ajuda a diminuir a produção de melanina, o que previne o aparecimento de novas manchas, e também auxilia na proteção do DNA das células em relação aos efeitos perigosos dos raios UVA e UVB, amenizando as já existentes", afirma Gustavo.

A hiperpigmentação é causada por um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns fatores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.

Por conter mais melanina, a pele negra tem filtro solar natural e sofre menos os danos causados pelo sol. Além disso, as peles negra e morena escura têm mais colágeno do que a pele branca, o que mantém a pele mais firme, evitando flacidez e rugas, por isso, ela sofre menos com os efeitos da idade.

Hipolabor ensina: 5 remédios que ajudam a tirar manchas da pele

  1. Pycnogenol. De origem natural, o Pycnogenol é também um suplemento alimentar que age reduzindo a velocidade com a qual o organismo envelhece, trazendo diversos benefícios para a pele. ...
  2. Hidroquinona. ...
  3. Melawhite. ...
  4. Ácido retinoico. ...
  5. Teína.

Perda de pigmento depois de uma lesão cutânea
A pele pode perder o seu pigmento depois de se recuperar de certas doenças e infeções cutâneas como as vesículas, as úlceras ou as queimaduras. Neste caso não é tão branca como no vitiligo e, ao longo do tempo, pode voltar à sua pigmentação normal.

As causas dessa falta de melanócitos não é totalmente conhecida, mas pode estar associada à autoimunidade, situação em que o corpo produz anticorpos contra as próprias células ou órgãos estabelecidos.

VITAMINA C
É bem conhecida por sua ação clareadora, já que é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.

Esse é um termo mais técnico para denominar a cor da pele de uma pessoa. De acordo com esse conceito, podemos dizer que o que determina o fototipo de alguém é a quantidade de melanina produzida pelo seu corpo, sem a interferência da radiação solar.

– No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pelo tom da pele. Além disso, ele protege as células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção da elasticidade da epiderme – explica a nutricionista Simone Bach.

A melanina é produzida no interior da célula melanócito.
Esse tipo de célula dendrítica encontra-se na junção da derme com a epiderme, região dos queratinócitos. Os prolongamentos dos melanócitos entram nas células das regiões basal e espinhosa do tecido epitelial, liberando ali toda a melanina produzida.