Qual a cor de luz mais relaxante?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Azul

Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

Especialistas do sono dão o veredito: as luzes em tonalidade vermelha são capazes de inspirar conforto. O motivo está relacionado às produções bioquímicas de serotonina, o hormônio que regula o sono e o controle das funções do corpo humano.

A luz faz parte do nosso ciclo de sono vigília, e sinaliza ao nosso cérebro que é hora de estar acordado e desperto. Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano.

Vale ressaltar que o verde-claro acalma e isso contribui para o sono do bebê”, aconselha.

Os quartos com cores predominantemente azuis foram considerados os melhores para a qualidade do sono. Os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 7 horas e 52 minutos por noite.

Vermelho. É a cor que causa agitação e, por isso, pode potencializar a ansiedade e o desconforto nas pessoas.

Amarelo

Amarelo: a cor da alegria e otimismo.

Para criar um ambiente mais aconchegante, a dica é utilizar cores neutras e frias, além de usar tons sobre tons, que criam um clima mais intimista. As cores frias são aquelas que estão entre: o azul, o violeta e o verde, por isso, ao criar uma paleta de cores aconchegante, vale apostar nessas cores.

Benefícios para os olhos
Telas com o fundo predominantemente branco e com texto em preto proporcionam melhor leitura, independentemente do ambiente. Isso acontece porque a cor branca faz com que a íris se contraia para permitir menor passagem de luz, o que torna o conteúdo da tela mais nítido.

preto

O preto está associado ao poder, elegância e formalidade, mas também à morte, ao mal e ao mistério. É uma cor misteriosa que se funde com o medo e com o desconhecido e muitas vezes tem conotações negativas. O preto significa poder e autoridade; é considerado uma cor muito formal e nobre associada ao prestígio.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.

Conheça os efeitos da luz azul no sono
O que acontece é que o corpo não compreende a luz azul como um tipo de luz artificial e, por conta disso, a produção de melatonina é prejudicada, bem como o ritmo circadiano do indivíduo, provocando o estado de alerta e contribuindo para o surgimento de um quadro de insônia.

BENEFÍCIOS DA LUZ AZUL-TURQUESA
Regula o ritmo circadiano (o nosso "relógio biológico" interno), que controla o nosso ciclo de sono-vigília. Por isso, é essencial para uma boa noite de sono. Ela também pode aumentar a atividade do cérebro, melhorando a memória, o humor, o estado de alerta e o desempenho mental.

De acordo com um estudo da Harvard Medical School, a luz de qualquer cor afeta a produção de melatonina e atrapalha o sono. No entanto, a luz azul, durante a noite, tem um poder ainda maior do que as outras cores.

A conclusão dessas pesquisas mostrou que a melhor cor, aquela que menos afeta nosso relógio biológico e a que menos interfere na produção do nosso hormônio de sono, é a cor vermelha.

O tratamento é feito com fototerapia — o bebê é colocado sob luzes fluorescentes azuis que ajudam a metabolizar a bilirrubina, para que ela seja excretada pelo fígado. A criança é colocada numa espécie de bercinho de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora.