Qual a cor de iluminação para cozinha?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

branca

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

4 Dicas para uma boa iluminação para cozinha: simples e práticas

  1. Escolha a lâmpada com a temperatura certa. É importante ter em mente que existem duas principais temperaturas de lâmpadas: quente ou fria. ...
  2. Opte por vários pontos de luz. ...
  3. Não se esqueça da luz natural. ...
  4. Lâmpadas certas nos locais certos.

Já no caso da cozinha, por se tratar de um ambiente de trabalho, recomenda-se a utilização de uma iluminação com tonalidade acima de 4000K (branca fria). Índice de reprodução de cores: A qualidade da luz é um ponto fundamental neste ambiente, por ser área de manipulação de alimentos.

Nas cozinhas, uma excelente combinação é o cinza com amarelo, principalmente para quem deseja uma cozinha industrial e urbana. Inclusive, essa dupla foi eleita a cor de 2021 pela Pantone. Essas cores também são fáceis de combinar com diferentes estilos e tamanhos de cozinhas.

Costuma ser utilizada em quartos, salas de jantar, salas estar, e outros cômodos nos quais você deseje passar a sensação de relaxamento e tranquilidade. Além disso, como esse tipo de iluminação pode aguçar outros sentidos, como o paladar, a luz amarela também pode ser utilizada em bares, restaurantes e cafés.

Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos). As brancas, por sua vez, desempenham melhor a função de iluminar cozinhas, banheiros e escritórios.

Caso você esteja se perguntando qual a melhor opção, saiba que a resposta, como dissemos anteriormente, depende muito do ambiente que você deseja utilizá-las. Cômodos como a cozinha, por exemplo, priorizam a luz neutra, enquanto o quarto, a amarela é para reforçar a sensação de aconchego.

O ideal é utilizar um ponto de luz principal, que normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme. Você também pode adotar fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos do cômodo.

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

As lâmpadas fluorescentes amarelas são indicadas para salas e quartos, enquanto as brancas para o banheiro e a cozinha. Escolha lâmpadas halógenas se quiser destacar a decoração interna, colocando-a em forros de gesso, ou áreas externas, como jardins e varandas.

Bom, a cozinha é um dos ambientes que os moradores mais utilizam em uma residência e a boa iluminação é uma das suas principais características. Neste sentido, é fundamental escolher tonalidades mais neutras e claras para que a iluminação seja mais presente no ambiente, como branco, ocre, cinza, bege etc.

branco

Qual a cor mais usada na cozinha planejada? Ao longo dos anos as cozinhas foram repaginadas, ganharam uma aparência mais moderna e com cores inusitadas. Todavia, sempre existe aquela tonalidade que é unânime . Nesse caso, a cor mais usada em cozinhas planejadas é o branco.

Tanto a luz quente como a luz fria podem ser usadas na iluminação de cozinha.

Não. Se você estiver comparando as duas lâmpadas com o mesmo fluxo luminoso, ambas estarão emitindo a mesma intensidade de luz.

As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como a cozinha e o banheiro. É também a mais utilizada em escritórios. Luz amarela (quente): dá um toque dourado, traz um aconchego ao ambiente, como se fosse um descanso para os olhos.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Onde usar a luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.