Qual a cor de Ibeji?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

As cores características de Ibejis são verde, azul e rosa.

"Cada orixá tem predileção por um alimento." No dia de Ibêji, o caruru (prato à base de quiabo, camarão seco e dendê) é oferecido ao orixá e depois a sete crianças, que o recebem em uma grande tigela.

Tem temperamento travesso e brincalhão, já que seu domínio é a infância, e sua simbologia, a da inocência. Os Ibêjis não incorporam em pessoas, mas brincam com elas, fazendo travessuras inofensivas, como esconder objetos, dar tombos etc. Assim, é preciso agradá-los com guloseimas e brinquedos, como crianças que são.

Por simbolizarem o novo, a promessa que está nascendo, se associam Ibeji às crianças. Se usam velas azul claro e cor-de-rosa, as cores dos bebês.

dia 27 de setembro

Dia dos Ibejis: Hoje, dia 27 de setembro, comemora-se o dia de São Cosme e Damião no Candomblé e na Umbanda.

Anis estrelado, calêndula, alfazema e laranjeira são ervas para limpeza espiritual, ervas para descarrego, renovação e ânimo.

Ibeji saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!”

– Sincretismo: Cosme e Damião. – Quizilas: assovio e morte. – Lenda: os Ibejis adoravam brincar, bater o tambor mágico, um presente de Iemanjá, a mãe adotiva deles.

Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.

Nesta história, Iansã Oyá é a mãe dos Ibejis, e é a protagonista da história.

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Como oferenda ao Ibeji, podemos incluir todos os tipos de diversão, alimentos infantis, doces ou coisas servidas em pares. Também se pode incluir pequenas bananas, frutas de todos os tipos, bolos, doces e seu prato favorito de arroz com frango. Os sacrifícios de animais como oferta ao Ibeji incluem galinhas e pombos.

Saudação a Ibejis
Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!”

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Vela medindo 12,5 cm de altura e 2,7 cm de diâmetro, na cor branca.

Ibeji: o arquétipo dos gêmeos na tradição afro-brasileira
Ibeji em terras africanas, assim como, a influência do mito dos gêmeos afro-brasileiros na vida e na educação de crianças, surge como um desafio na defesa da tolerância e suas potencialidades nas relações sociais em tempos de pandemia.

Este Orixá gêmeos, são responsáveis pelo parto e pela infância, bem como pela promoção do amor e da união. Seus pais variam de lenda para lenda, mas a mais conhecida os associa a Xangô e Oxum.

A Umbanda denomina de Beijada as entidades infantis ligadas aos Orixás com as características de seus domínios. Mariazinha da Praia, por exemplo, é uma criança ligada a Yemanjá. Joãozinho da Mata é ligado a Oxóssi e assim sucessivamente. A Falange de Beijada gosta de bolos, doces, balas, frutas e refrigerantes.

Oxum

A Alfazema é planta de mamãe Iemanjá e mamãe Oxum. Essa introdução é pra você entrar em conexão e lembrar de todos os sentidos que a alfazema desperta com suas cores, aroma e textura. Mas não só isso, alfazema também é planta ritualística e pode ser usada em banhos, defumações e benzimentos.