Qual a cor de Exu Tranca Rua?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo. Exu Tranca-Ruas. Suas cores tradicionais são branco, preto e vermelho, podendo também usar azul ou roxo.

Orixá Exu

Entidades como Tranca Ruas e Maria Padilha, trabalham sob a força do Orixá Exu. Tranca Ruas de Imbaré por exemplo é uma Entidade dotada de uma grande energia realizadora. Tranca Ruas é maravilhoso na abertura de caminhos e proteção. Ele é representado por um homem jovem sábio e muito ágil.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Exu Tranca Rua das Almas é um espírito superior que protege as pessoas. Assim, é conhecido por abrir ou fechar caminhos. Mas, além disso, Tranca Rua ainda pode ajudar em questões do amor, dinheiro, saúde e muito mais. Tudo que você precisa fazer é se abrir para a força dessa entidade.

Encontramos entre elas Tranca Ruas das Almas, de Embaré, das Porteiras, dos Caminhos, das 7 Encruzilhadas, do Cruzeiro, das Estradas, das Matas, das Luas.. dentre outros.

- Porque eu comando todas as ruas.

Como rei e majestade, recebe suas oferendas em locais específicos ou através do oráculo Ngombo (Oráculo dos Ossos) sob qual senhor Tranca-Ruas também é conhecedor. Gosta de bebidas finas, malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas e antiguidades valiosas.

Saudação a Tranca Rua

  1. Mora nas encruzas. Por isso, Peço licença à Lua, (Bis) Para saudar,
  2. Seu Tranca-Rua. Seu poder é fogo, Ninguém pode duvidar, (Bis) Ele é seu Tranca-Rua,
  3. Ena ena amojubá. Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar,

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda. O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção "conheça os orixás" ao falar de Exu, dando mais um significado: "Laroyê Exu, Exu é Mojubá!

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

Atua no caos para que a ordem prevaleça. Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade. Exu é também o guardião do mercado, do comércio.

Para a cultura Yorùbá cada Òrìsà (Orixá) está ligado a um ou mais animais. Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais). Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

O incenso serve como "defumador", para abrir o astral e limpar as energias. Tudo é uma preparação para a vinda de Exu a esse plano, por meio do corpo da Yalorixá Janice. Várias médiuns, as mulheres usando os vestidos largos e os homens trajes brancos, dançavam e cantavam. Logo, as luzes foram apagadas.