Qual a cor de cabelo dominante?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

No caso dos cabelos, tons escuros carregam os genes dominantes, enquanto os cabelos loiros são recessivos.

A maioria da população mundial tem cabelos pretos, ou seja, aproximadamente 64% da população mundial. Conforme especialistas, a explicação para essa predominância não é apenas genética, mas também a constante aparição desse gene nos grupos étnicos mais povoados.

Cabelos loiros
Pode até parecer estranho descobrir isso, mas entre as mais raras cores de cabelos no mundo está o loiro natural. Para se ter ideia da raridade, somente 2% da população mundial conta com essa coloração, que pode ter tido origem na Escandinávia, localizada na região norte da Europa.

Um terço deles, 33,1%, disseram que acham os cabelos castanhos mais atraentes, enquanto 28,6% afirmaram que gostam dos pretos - totalizando 59,7% das preferências pelas morenas. As loiras ficam com 29,5% dos votos, enquanto as ruivas são as menos populares, conquistando somente 8,8% dos votos.

Pesquisa apontou a morena Megan Fox como dona dos cabelos mais bonitos. Dizem que as loiras são unanimidade entre o sexo masculino, mas uma nova pesquisa contraria o senso comum: os fios longos e castanhos foram classificados como os mais atraentes na opinião dos homens.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Apenas 17 % das mulheres têm esse tipo de fio". - Tipo 7 e 8 ou cabelo afro: "O cabelo afro é o mais raro no Brasil e representa apenas 2% da população feminina. Isso é resultado da grande miscigenação do nosso povo".

Quais são os tons sonhados pelas brasileiras? Quando falamos na cor natural dos cabelos, os tons mais escuros são a predominância nacional, sendo que 73% têm o tom castanho;18%, preto; 8%, loiro, e as ruivas naturais representam apenas 1%.

Nesse sentido, tonalidades como castanho claro, marrom acobreado e loiro perolado — que já tinham grande procura nos salões —, devem continuar fazendo a cabeça do público em 2022. A novidade fica por conta das colorações mais arrojadas, como o azul e o rosa, que devem ser mais procurados pelos jovens.

Foi então descoberto que as mulheres com cabelo mais claro são consideradas mais jovens, saudáveis e atraentes quando comparadas com as mulheres de cabelo preto.

Do amarelo ao prateado e até mesmo o rosa, o personagem mostrou seu potencial de diversas formas. Mas, os fãs do mangá ficaram decepcionados ao verem que o novo estágio do Instinto Superior, modo de luta que apenas seres divinos conseguem usar, deixou o cabelo do personagem preto.

Cabelos naturalmente pretos são muito raros e geralmente podem ser encontrados em asiáticos, indígenas, africanos e seus descendentes. Fios tão escuros quanto esses tendem a ser mais grossos e mais resistentes às descolorações e alisamentos.