Qual a cor das fezes de um bebê?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

Nos primeiros dias de vida é normal que o cocô do bebê seja mais verde. Pode ficar esverdeado quando ele suga só o primeiro leite da mama, que é mais magro. Conforme segue mamando no mesmo seio, o leite mais gordinho e nutritivo começa a descer e o cocô tende a voltar a ficar mais amarelo.

O “normal” para o seu filho pode variar de amarelado ao marrom mais escuro. Como os bebês só tomam leite, não espere ver fezes como as de adultos: elas serão bem líquidas ou pastosas, caso ele fique alguns dias sem evacuar. “O número de cocôs é muito variável.

O cocô ideal
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Os sintomas de infecção intestinal no bebê podem surgir poucos dias após o contato do bebê com o vírus ou bactéria responsável pela doença, sendo os principais:

  1. Diarreia;
  2. Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;
  3. Febre;
  4. Vômitos;
  5. Enjoo.

- Coceira ao redor da boca; - Inchaço dos olhos e lábios; - Tosse, chiado ou falta de ar. - Como alergia à proteína do leite de vaca pode causar diminuição do crescimento devido à má alimentação, sendo importante procurar o médico na presença desses sintomas.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Mais fezes líquidas do que o normal, com diminuição da sua consistência habitual; Cor diferente do normal; Cheiro mais forte; Vazamento nas fraldas.

Normalmente, as fezes verdes indicam que o intestino está funcionando muito rápido, sem ter tempo de digerir corretamente os sais biliares. Isso pode estar ligado ao estresse, mas também pode indicar infecções bacterianas e crises do intestino irritável.

Cocô amarelo pode ser um indicativo de problema na digestão de gorduras; está relacionado à diminuição da capacidade de absorção intestinal, causada por doença Celíaca; ou, ainda, indicar uma deficiência na produção de enzimas pancreáticas e estar relacionado a problemas no pâncreas.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

7 principais tipos de cocô (e o que dizem sobre a saúde)

  1. Pequenas bolinhas duras. As fezes do tipo 1 são caracterizadas por pequenas bolinhas duras e separadas como coquinhos, sendo normalmente duras para sair. ...
  2. Linguiça encaroçada. ...
  3. Linguiça com rachaduras. ...
  4. Salsicha lisa e macia. ...
  5. Pedaços macios. ...
  6. Massa pastosa e fofa. ...
  7. Diarreia.

Fezes verdes podem ter bílis, o que pode ser um sinal de que a comida está a mover-se rapidamente pelo intestino — como na diarreia. Fezes amarelas podem indicar excesso de gordura. Se tiver fezes escuras, pretas ou vermelhas, pode estar presente sangue — entre em contato com o seu médico para aconselhamento.

Por último, vale informar aos pais sobre os sinais de alerta na diarreia em bebês. Se o pequeno apresentar vômitos frequentes, recusar alimentos, diminuir a quantidade de xixi ou mesmo surgir sangue nas fezes, cuidado! Procure ajuda médica o quanto antes!

Entre os sintomas mais comuns estão:

  1. náuseas e vômitos;
  2. cólicas, dor abdominal e inchaço;
  3. diarreia aquosa explosiva;
  4. distensão abdominal;
  5. gases;
  6. assaduras.

Alimentos verdes
Para bebés que já estão na fase de diversificação alimentar, fezes esverdeadas podem simplesmente significar uma mudança, uma nova introdução ou uma quantidade diferente de alimento na sua alimentação.

De fato, se o bebê mama o tempo todo, isso não é normal. O primeiro fator para se levar em consideração é o peso, pois, se a alimentação estiver regulada, o RN deve continuar ganhando peso. E, caso ele não esteja engordando, o choro pode ser fome.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném.

As fezes também ficam mais aquosas e ácidas parecendo uma diarreia. Se depois que você toma leite, suas fezes ficam moles, você tem gases e dor de barriga provavelmente tem intolerância à lactose. Um bom teste para saber isto, é eliminar por uns dias leite e derivados e avaliar se todo este desconforto melhora.