Qual a cor das fezes de quem está com problemas no fígado?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares. Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico.

O cocô ideal
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

A cor das fezes é influenciada, principalmente, pela bile (substância produzida pelo fígado e que ajuda no processo digestivo). Quando a absorção desse líquido é ineficiente no intestino grosso, o cocô pode ficar mais amarelado ou esverdeado.

Dor abdominal. Pele e olhos amarelados. Urina escura (cor de Coca-cola) Fezes claras (cor de massa de vidraceiro)

As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares. Tudo depende da quantidade de fibras que comemos e dos próprios movimentos intestinais.

Sinais de alerta
As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Quando as fezes são eliminadas em tons muito claros, é possível que a causa disso seja a não eliminação da bile ou sua excreção em baixa quantidade, por conta de uma série de problemas, tais como pancreatite, hepatites virais, alcoólicas ou medicamentosas, esteatose hepática, cálculo biliar, estreitamento dos dutos ...

Essa cor das fezes pode ser devido ao betacaroteno, um composto encontrado em muitos vegetais, como cenoura e abóbora. Alguns antibióticos e antiácidos contêm hidróxido de alumínio, que também pode tornar as fezes alaranjadas.

A consistência ideal das fezes é de firme a pastosa, hidratada, com bolo fecal mais longo (em forma de salsicha), sem sair despedaçada ou em pequenos pedaços (cíbalos). A consistência se deve a alguns fatores, como a quantidade de fibras e líquidos ingeridos.

As fezes que são pálidas ou cor de argila ou barro podem resultar de problemas no sistema biliar (o sistema de drenagem da vesícula biliar, fígado e pâncreas).

As categorias são:

  • Tipo 1 com constipação severa. Endurecidas, em formato de pequenas bolinhas separadas. ...
  • Tipo 2 com constipação leve. ...
  • Tipo 3 com fissuras. ...
  • Tipo 4 com massa homogênea. ...
  • Tipo 5 com bordas bem definidas. ...
  • Tipo 6 com formato irregular. ...
  • Tipo 7 liquido e sem qualquer solidez.

Em um quadro de inflamação, o tecido sadio do fígado é substituído por um tecido fibroso, que dificulta a irrigação sanguínea e compromete o funcionamento do órgão. Ao longo do tempo, o fígado se torna progressivamente menor, mais rígido e perde a capacidade de regeneração.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • fadiga mesmo após descanso;
  • mal-estar;
  • aspecto amarelado na pele;
  • dor no lado direito superior do abdômen;
  • dor abdominal;
  • enjoo, às vezes.

Os sintomas do câncer de fígado costumam ser dor na barriga, especialmente no lado direito do abdômen, inchaço na barriga, perda de peso sem causa aparente, perda de apetite, cansaço excessivo, pele e olhos amarelados e enjoos constantes.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Fezes verdes / esverdeadas
Isso costuma acontecer em situações de estresse, de infecção intestinal bacteriana (que causa diarreia) ou em crises do intestino irritável.

Hemorroidas. Doença inflamatória do intestino (como a doença de Crohn ou colite ulcerosa) Infecção intestinal (como a enterocolite bacteriana) Tumor do intestino delgado.