Qual a cor das fezes com bilirrubina?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).

Os níveis de bilirrubina direta aumentados podem indicar um problema na função do fígado e também na passagem da bile pelas vias biliares dentro e fora do fígado. A bilirrubina direta pode estar aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas, alcoolismo e nas obstruções do trato biliar.

As fezes amarelas devem-se ao excesso de gordura que pode ser causado pela má absorção, como na doença celíaca. A causa principal é o glúten, que se pode encontrar nos pães e cereais. As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares.

Muitas pessoas com icterícia também apresentam urina escura e fezes claras. Essas alterações ocorrem quando uma obstrução ou outro problema evita que a bilirrubina seja eliminada nas fezes, provocando uma maior eliminação na urina.

Cocô branco ou vermelho
Além disso, fezes com tons avermelhados podem significar sangramento em alguma porção do trajeto de evacuação das fezes. Essa alteração também deve ser comunicada ao pediatra. Fezes com cores muito claras próximas de branco ou com presença de sangue devem levantar uma alerta!

A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.

A bilirrubina conjugada é excretada na bile ou então é reduzida, no intestino, em urobilinogênio e estercobilina, que dá cor às fezes. Esse tipo de icterícia surge cerca de 48 a 72 horas após o nascimento do bebê, dura, em média, sete dias e, de uma maneira geral, é benigna e reversível.

O “amarelão” é comum em recém-nascidos, uma vez que duas a três vezes mais bilirrubina são produzidas durante esse período do que em adultos. Frequentemente, atinge níveis mais altos aos três a quatro dias após o nascimento e geralmente desaparece de uma a duas semanas após o nascimento.

A urina normal não contém bilirrubina. Entretanto, níveis elevados de bilirrubina conjugada, que é solúvel em água, são eliminados na urina e identificados na urinálise de rotina. A associação de icterícia e colúria (bilirrubina na urina) sugere doença hepática ou obstrução biliar.

Alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas vermelhas, ajudam a proteger o fígado e diminuir a inflamação. Já as fontes de fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, auxiliam no trânsito intestinal, melhorando a eliminação da bilirrubina.

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Alimentação. A alimentação e mudanças na dieta são as principais causas para as fezes amarelas. Portanto, se esse for o caso, não precisa se preocupar. Se as fezes não voltarem à cor normal após 2 ou 3 dias, procure um médico, pois o cocô mole e amarelo pode ter alguma outra causa, como as citadas mais abaixo.

Quando a pancreatite acomete a cabeça do pâncreas, o paciente pode apresentar sintomas de obstrução das vias biliares, manifestando-se com icterícia (pele amarelada), colúria (urina de cor escura) e acolia (fezes acinzentadas).

A bilirrubina conjugada é excretada através do polo biliar dos hepatócitos que está em íntimo contato com os canalículos biliares e daí para os intestinos. A conjugação da bilirrubina ocorre majoritariamente no fígado, sendo também observada nas células dos túbulos renais e nos enterócitos.

Nas primeiras 48 horas de vida são eliminadas as primeiras fezes (mecônio) de coloração verde enegrecida, espessas, viscosas e sem cheiro. Na troca da fralda, o cocô pode ser "grudento" e difícil de limpar. Quando o leite começa a ser digerido, a cor verde característica vai ficando mais clara.

Como saber se o bebê está com icterícia
Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas. É importante lembrar que a icterícia passa rápido, na maioria das vezes sozinha, e não deixa nenhum tipo de sequela, exceto em casos gravíssimos.

O cocô verde do bebê é normal nos primeiros dias de vida do bebê devido às substâncias que se acumularam no seu intestino durante a gestação.

As fezes verdes aparecem quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile, como acontece durante situações de estresse ou em crises do intestino irritável. Além disso, a cor verde também pode aparecer quando se ingere muitos vegetais verdes.

Para os bebês que são alimentados com fórmula, o ideal é ter uma evacuação por dia, em média. No quesito aparência, tudo o que o bebê consumir vai refletir na cor do cocô. Por ingerir apenas leite, as fezes vão ser amareladas. Se houver suplementação de ferro, elas podem vir na cor verde.

Alimentos de origem animal como as carnes vermelhas de cortes gordos, aves com pele, frutos do mar, leite integral, queijos amarelos, creme de leite, manteiga, embutidos e enlatados ; lingüiça, mortadela, salame, salsicha ; contêm alto teor de gordura.

O uso medicinal do picão preto é recomendado pela ANVISA para o tratamento de úlceras e icterícia (pele amarela causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue que ocorre quando o fígado não processa os glóbulos vermelhos de forma eficiente).