Qual a cor da vela dos eres?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Velas na cor Azul e Rosa representam alegria e amor incondicional. Por terem ligação com os Erês na Umbanda, esta cor denota muita pureza de sentimentos e também muita felicidade para quem acende esta cor de vela.

Conheça abaixo qual seu Orixá e a cor de vela correspondente. Bará - Velas na cor Vermelha Ogum - Velas na cor Vermelha e Verde ou vice versa Oyá/Iansã - Velas na cor Vermelha e Branca (em algumas tradições pode ser usada Vermelha e Marrom) Xangô - Velas na cor Branca e Vermelha Odé - Velas na cor Azulão Otim - Velas

Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

Oferendas ao Erê:

  1. Balas;
  2. Bombons;
  3. Pipocas;
  4. Cocadas;
  5. Pirulitos;
  6. Refrigerantes;
  7. Chocalhos;
  8. Apitos, entre outros brinquedos de crianças.

Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis. Aceitem minha humilde oferenda que é feita com verdade e fé e interceda por mim junto ao Pai de Amor Supremo. Agradeço às Crianças!

Simpatia para proteção da casa: no dia de Cosme e Damião, compre duas chupetas, uma rosa e outra azul. Compre também e uma vela rosa e uma azul.

Dias dos Erês
Os domingos e segundas são os seus dias da semana. O dia da comemoração em nome dos Erês é 27 de setembro.

Oxum

Segundo ele, o ano é propício a realizações de grandes projetos. Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro.

É utilizada para se obter paz de espírito, harmonia e equilíbrio em casa. Afasta o "gênio contrário" que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas.

Além disso, dentro de uma visão mais abrangente, a vela verde simboliza a calma, a tranquilidade e o equilíbrio para o indivíduo e para o ambiente, devendo ser acesa quando seu desejo for cura espiritual, fertilidade e estabilidade em todas as áreas da vida.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Fazem perguntas inapropriadas, pedem doces e se expressam com a dificuldade típica de uma criança que ainda aprende a falar. Simbolicamente, os erês representam a pureza e a inocência de espírito.

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade).

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.