Qual a cor da urina de uma pessoa saudável?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 3 votos

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Urina Clara e Hidratação
Ter urina limpa normalmente significa que a pessoa está bem hidratada. Urina clara e límpida tende a indicar que uma pessoa está bem hidratada.

Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Muita vontade de urinar
Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz com que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.

No exame quantitativo de urina coletada ao acaso, o valor de referência da glicose é menor que 30mg/dl(2). Habitualmente é indetectável(1). A glicosúria só ocorre quando os níveis de glicemia atingem 180 a 200mg/dl.

Quando a urina fica clara demais, isso é um sinal de que ela está muito diluída. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é avaliar se você está tomando água em excesso, o que faz os rins trabalharem mais para eliminar os líquidos desnecessários.

Um tom amarelo-intenso indica que a urina está mais concentrada, uma situação oposta à da urina transparente. Essa cor é considerada normal para a primeira urina da manhã, pois passamos várias horas sem ir ao banheiro e sem tomar água.

A presença de gordura na urina não é normal! Por vezes é notado uma aparência turva ou oleosa da urina. Qualquer alteração no aspecto, cor ou cheiro da urina, deve ser investigada. Converse com o seu médico.

Amarelo-claro: Esta é a cor ideal da urina; Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação.

A poliúria é chamada inapropriada quando o paciente urina demais mesmo sem haver uma grande ingestão de líquidos ao longo do dia. Neste caso, a perda excessiva de urina não é uma resposta natural e leva o paciente à desidratação. O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal.

Facto. A primeira urina é geralmente mais concentrada, pelo facto de não bebermos água à noite. Nesse sentido, a cor da urina será mais evidente no início do dia. No entanto, é importante sublinhar que uma alteração da normal cor é relevante a qualquer hora do dia.

- Urina bem clara: pode indicar excesso de água. A ingestão exagerada de líquidos pode sobrecarregar os rins e provocar a perda de sais. - Amarelo claro: essa é a cor ideal. - Amarelo escuro: pode ser considerado normal, mas é um sinal de que é necessário beber mais água.

Se ao urinar você percebe que há sangue no seu xixi, esse é mais um dos grandes sinais de pedras nos rins. O que acontece é que as pedras podem atrapalhar a função de filtragem do sangue exercida por esse órgão, deixando passar uma quantidade elevada de hemácias.

A forma mais utilizada para avaliar a presença ou não do quadro é o exame laboratorial para avaliar a glicemia no sangue com o paciente em jejum. Para ser considerado pré-diabético, o resultado do exame precisa estar entre 100 e 125 mg/dL. É importante confirmar esse resultado em outro exame.

O odor da urina pode variar e normalmente não indica um distúrbio exceto em pessoas que tenham certos distúrbios metabólicos raros. Por exemplo, urina concentrada pode ter um forte cheiro de amônia. Além disso, uma infecção do trato urinário pode causar urina com mau cheiro.