Qual a cor da sorte no Japão?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Vermelho: felicidade e sorte.

A denominação “amarela” se refere aos descendentes de japoneses, chineses, taiwaneses, coreanos e outros grupos cujas famílias saíram do Leste Asiático para o Brasil.

A cor roxa costumava ser muito cara porque precisava ser extraída da shigusa que é muito difícil de cultivar. Por este motivo, essa cor era somente usada apenas funcionários de alto escalão e a família Imperial. Quando o budismo chegou ao Japão, os monges que tinham um alto nível de virtude também podiam usar roxo.

O mito no Japão
A linha que conecta as almas seria amarrada no dedo mindinho ao invés de nos tornozelos, e ganha o nome:Unmei no akai ito , que significa :Corda vermelha do destino. A história também fala sobre um fio invisível que conecta duas pessoas que estão destinadas a viver juntas para sempre!

Ir a pagodas para rezar é um hábito na vida de muitos japoneses. Culturalmente, as crianças e adultos acabam indo a um templo ou santuário para comemorar passagens importantes de suas vidas. O omikuji é conhecido por trazer sorte e é chamado de loteria sagrada, pois escolhe-se aleatoriamente a sorte em uma caixa.

É uma bandeira simples se comparada a de outros países: um retângulo branco com um círculo em carmesim (cor semelhante ao vermelho) no meio. O branco representa honestidade e pureza e o vermelho paixão e sinceridade.

No Japão, o rosa é a cor mais comumente associada à primavera, devido às flores desabrochando das cerejeiras. Isso é diferente de pesquisas nos Estados Unidos e na Europa, onde o verde é a cor mais associada à primavera.

vermelho

A cor mais associada à China e à cultura chinesa em geral é o vermelho. Segundo a tradição chinesa, o vermelho é símbolo de felicidade, sucesso, beleza, vitalidade e boa sorte.

O verde é a cor da fertilidade e do crescimento na cultura tradicional japonesa. A palavra verde, midori, também é a palavra usada para vegetação. A cor verde também representa energia, juventude e vitalidade. O roxo por muito tempo no Japão, pessoas comuns foram proibidas de usar roupas roxas.

preto

O preto é a cor do luto no mundo ocidental, sendo adotado em algumas partes do Japão. Mas a cor tradicional do luto no oriente é o branco, que representa paz, silêncio e rememoração.

os japoneses teriam optado pela cor azul porque representaria as águas ao redor do arquipélago japonês; o azul foi escolhido para evitar confusão com outras seleções asiáticas que já usam vermelho, como China e Coreia do Sul.

cor preta

A cor preta, como símbolo de luto, vai representar a falta de luz, a tristeza, o sofrimento e a introspeção de sentimentos de perda pelos entes amados.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

A lenda diz que o destino conecta as pessoas com um fio vermelho no dedo mindinho e independente do tempo ou distância, essas pessoas irão se encontrar e realizarão uma história, seja ela de amor ou ódio. Os laços podem continuar em outra vida se o destino assim quiser.

Quanto ao casamento, assim como no ocidente, os casados usam o anel do dedo anelar da mão esquerda, pois acredita-se que uma veia conecta o coração a esse dedo. Logo a mão esquerda representa o coração e o amor. Dessa forma o akai ito no dedo mindinho da mão esquerda, simboliza a promessa do amor eterno.

Dizia a lenda que “Purple Aki”, ou “Aki Roxo”, era um gigante que rondava as ruas em busca de jovens garotos. Segundo alguns, Aki seria “tão preto que era roxo”, já outros diziam que ele teria cabelo com essa cor, ou vestia uma capa.

O amuleto mais poderoso do mundo é aquele que serve não apenas de escudo protetor ou para-raios para atrair coisas boas. Mas, sim, aquele que serve de proteção e representa prosperidade, mas que também impulsiona quem o usa para frente, para sair da zona de conforto e ir atrás dos seus objetivos sem medo.

Símbolo de riqueza e prosperidade, o elefante também atrai boa sorte e protege o lar. Você pode colocar uma estatueta do animal em cima da mesa, tanto em casa quanto no trabalho, de costas para a porta de entrada. Para atrair prosperidade, dinheiro, o objeto deve ter a tromba virada para cima.

O trevo de quatro folhas é um dos mais conhecidos símbolos de boa sorte. Reza a lenda que quando é encontrado na natureza, a pessoa terá sorte para sempre. A ideia para a ambientação é usar o símbolo na casa ou local de trabalho, pois é um objeto que atrai muito sucesso.

Amarelo. Tanto o amarelo como o dourado são associados à riqueza, sendo de espírito como material. Além disso, a alegria e decontração também são associados a essa cor.

cerejeira

Elas só florescem uma vez por ano e o espetáculo dura apenas uma semana. É a cerejeira, flor nacional do Japão e que tem em Tóquio e levou milhares de pessoas aos parques da cidade.