Qual a cor da safira verdadeira?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Embora normalmente sejam associadas à cor azul, as safiras também podem ser vermelhas, amarelas, laranjas, verdes e de várias outras cores. Na natureza, elas são encontradas no solo ou na água.

As safiras podem ser encontradas em outras cores, como verde, amarelo, rosa, laranja e até mesmo incolor. No entanto, as safiras azuis são as mais desejadas e valorizadas. Para identificar uma pedra de Safira, você precisará olhar cuidadosamente para sua superfície.

Pode ser incolor (safira branca santos ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, crômio, titânio ou ferro.

A safira azul colocada na joia Blue Belle da Ásia é considerada uma das pedras mais preciosas do mundo, graças ao seu tom azul intenso. A pedra foi descoberta em Sri Lanka, nos anos 20, e é atualmente a safira mais cara já vendida.

O seu preço médio é de 2000 dólares por quilate.

As 6 pedras preciosas mais caras do mundo

  • Diamante Vermelho. Por sua extrema raridade, a pedra preciosa conhecida por Red Diamond já protagonizou histórias de aventura dos mais cultuados filmes de Hollywood. ...
  • Taaffeite. ...
  • Grandidierite. ...
  • Serendibite. ...
  • Diamante. ...
  • Alexandrite.

As safiras amarelas são classificadas e valorizadas com base em vários fatores, incluindo sua cor, clareza, corte e peso do quilate. A cor de uma safira amarela é classificada em uma escala do claro ao escuro, sendo as safiras amarelas mais valiosas aquelas com uma cor amarela brilhante e vibrante.

As melhores safiras vêm da Índia, mas as jazidas estão praticamente esgotadas. Ótimas gemas vêm de Mianmar; e as maiores, da Austrália. É rara no Brasil, existindo no Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.

Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.

Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.

Cristais verdadeiros não retêm calor por muito tempo, ou seja, são frios ao toque. Pegue um e sinta a temperatura: se ele for de verdade, vai estar mais frio que sua mão e provavelmente que a temperatura ambiente. Caso esteja morno, decerto é falsificado. 1 Invista em uma tabela de identificação de pedras preciosas.

As safiras brancas são uma variedade do mineral Corundum, assim como as safiras azuis tradicionais. Elas são conhecidas por sua aparência incolor ou branca, que é causada pela falta das impurezas que dão suas cores a outras safiras. Eles são classificados com base em sua clareza, corte e tamanho.

Toda gema mineral é considerada preciosa, embora as quatro cardinais (diamante, rubi, esmeralda e safira) sejam geralmente as mais caras.

Na natureza, elas são encontradas no solo ou na água. Já as safiras sintéticas são criadas em laboratórios. Para descobrir se uma safira é verdadeira, fique atento a falhas e resíduos, sopre na pedra e leve-a para ser examinada por um especialista.

Agora que você viu que a turmalina paraíba é a pedra mais preciosa do Brasil e entendeu como ela pode ser rara, não deixe de contemplar a beleza do nosso país. Além das turmalinas, o solo braisleiro também é rico em diamantes, ametistas e água-marinha, pedras presente em grande parte das joias vendidas no país.

O que significa Safira na Bíblia? Hebraico: formosa ou beleza. Mas também pode ser traduzida por lá-lazúli.

diamante

O topo da lista é do diamante azul, a 4 milhões de dólares o quilate. Pedras deste tipo são precificadas com base em dois fatores principais: a beleza e a raridade da gema.