Qual a cor da roupa do cirurgião?

Perguntado por: baragao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma. Mas nas salas de cirurgia, os profissionais de enfermagem, cirurgiões e anestesistas usam roupa azul ou verde.

Segundo um artigo de 1998 do Today's Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20, e a partir daí as roupas azuis ou verdes passaram a ser utilizadas nas salas de cirurgia. A intenção era fazer com que esses “fantasmas” se fundissem com a cor do tecido e fossem neutralizados.

Azul - Uso exclusivo para Enfermagem; Bege - Uso exclusivo para Equipe Multidisciplinar; Verde - Uso exclusivo para Médicos no Centro Cirúrgico e UTI viValle; Cinza - Uso exclusivo para demais pessoas no Centro Cirúrgico.

Embora, poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra. As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são cores adequadas para melhorar a visão dos profissionais durante o procedimento.

- Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

bastão de Esculápio

O bastão de Esculápio com uma serpente enrolada sempre foi o símbolo da atividade médica. A American Medical Association, em 1919 e a World Medical Association, em 1956, o adotaram como seus símbolos. O caduceu é mais antigo que o bastão de Esculápio e sempre esteve relacionado ao comércio.

Ainda de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o símbolo de Asclépio tem no bastão a interpretação como reinado do espírito sobre o corpo; e a serpente tem o sentido de renovação (pela troca de pele), adivinhação (segundo a antiga crença) e morte ou remédio (após atenuado o veneno).

a cor azul não é urgente, ou seja, o paciente não corre risco e poderá ser encaminhado para seguimento ambulatorial na sua Unidade Básica (Posto de Saúde). Portanto, se um paciente estiver aguardando o atendimento médico e outro, que chegou depois, for atendido na sua frente, é porque corria um risco maior.

O motivo dos médicos não usarem branco na cirurgia é uma curiosidade muito interessante, por isso, merece ser compartilhada. Basicamente, os cirurgiões passam tempo demais olhando para a cor vermelha do sangue.

O objetivo principal de manter essa baixa temperatura é prevenir o excesso de umidade dentro da sala de cirurgia. Quando esse espaço é mantido quente, pode ocorrer condensação da água nas superfícies, incluindo o teto e os equipamentos, o que torna o ambiente desconfortável e coloca em risco a saúde do paciente.

O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma. Mas nas salas de cirurgia, os cirurgiões, anestesistas e os auxiliares usam roupa azul ou verde.

A cor vermelha, como falamos, o atendimento é imediato. Então assim que o paciente chega ao hospital ele já é encaminhado para o profissional tomar as medidas necessárias. A cor laranja significa que pode haver uma espera máxima de 10 minutos. Já o amarelo indica uma espera máxima de 60 minutos.

Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);

Todos sabem que a cor tradicional da farda médica é o branco, sendo que isso tornou-se quase uma regra nos hospitais e clínicas. Porém, nos centros cirúrgicos os médicos, anestesistas e auxiliares usam o Pijama Cirúrgico azul ou verde, devido a uma questão do extremo oposto relativamente às cores.

Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável. Hipóteses defende que a frieza dos médicos surge da necessidade de lidar com o sofrimento humano diariamente.

O pijama cirúrgico e o pijama do enfermeiro são vestimentas similares, mas recebem denominações distintas conforme seu uso. Em salas de operação e procedimentos, é conhecido como pijama cirúrgico, enquanto em outras áreas hospitalares, os profissionais de enfermagem utilizam como pijama do enfermeiro.

Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.