Qual a cor da receita do zolpidem?

Perguntado por: usanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A substância zolpidem está relacionada na lista B1, portanto deverá ser prescrita em Notificação de Receita B1 (azul), no entanto o adendo 4 desta lista informa que o zolpidem, quando prescrito na dose de até 10mg/comprimido, deverá ser prescrito em Receita de Controle Especial (branca) em duas vias.

O zolpidem só pode ser comprado com receita, que fica retida na farmácia.

O hemitartarato de zolpidem é um medicamento de tarja preta e uso controlado – justamente devido aos potenciais riscos da sua utilização. Nossas leis determinam que remédios como ele (que possuem a famosa tarja preta) só podem ser adquiridos com apresentação da receita médica.

Preparações a base de ZOLPIDEM e de ZALEPLONA, em que a quantidade dos princípios ativos ZOLPIDEM e ZALEPLONA respectivamente, não excedam 10 miligramas por unidade posológica, ficam sujeitas a prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias.

O especialista pontua que, assim como os medicamentos de tarja preta, o Zolpidem pode estar associado a uma diminuição do efeito se for usado de forma contínua por um longo período.

Tartarato Zolpidem 10mg Genérico Sandoz 10 Comprimidos m é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem.

A ingestão de Hemitartarato de Zolpidem juntamente com bebidas alcoólicas ou de medicamentos contendo álcool não é recomendada.

Receituário médico amarelo
Para medicamentos extremamente controlados, como entorpecentes e alguns psicotrópicos, é utilizado o papel amarelo. Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.

O zolpidem atua num receptor dos nossos neurônios e mexe com um químico cerebral chamado ácido gama-aminobutírico, também conhecido pela sigla Gaba. "Isso, por sua vez, promove uma cascata de eventos que faz a gente ficar sedado e dormir", explica a médica Sonia Doria, do Instituto do Sono, em São Paulo.

Qual é a receita de alprazolam? Alprazolam é um remédio de uso controlado com tarja preta, classificado como “B1 – Substância psicotrópica (Sujeita a Notificação de Receita B)”. Isso quer dizer que o medicamento só pode ser comprado com uma receita médica em duas vias.

Quanto tempo o zolpidem faz dormir? O zolpidem é um medicamento que começa a fazer efeito cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão. O seu efeito máximo ocorre em cerca de uma hora. A duração do efeito do zolpidem pode variar de acordo com a dose utilizada, podendo durar de 6 a 8 horas.

“Os efeitos colaterais a longo prazo do zolpidem podem incluir comportamentos anormais relacionados ao sono, lesões relacionadas a acidentes ou quedas, câncer, risco de overdose, risco de transtorno por uso de substâncias (SUD) e morte", pontua.

Os efeitos colaterais a longo prazo do Zolpidem podem incluir:

  • Comportamentos anormais relacionados ao sono.
  • Lesões relacionadas a acidentes ou quedas.
  • Câncer e morte.
  • Infecções.
  • Problemas de memória.
  • Risco de overdose.
  • Risco de transtorno por uso de substância.
  • Sintomas de abstinência.

Como o Zolpidem é uma substância que deve ser utilizada a curto prazo, devido ao risco de dependência e tolerância, ela só pode ser prescrita por um médico, que precisará deixar clara na receita a dose e duração do tratamento.

Assim como qualquer receituário comum, a receita azul conclui o atendimento realizado por um médico, cirurgião-dentista ou veterinário. Esses são os profissionais autorizados a prescrever drogas para o tratamento de doenças no Brasil.

Recomendação da Zaleplona (Sonata) Sua principal indicação é para rápida indução de sono (mais rápida que o Zolpidem), com pouco efeito em sua manutenção, podendo ser utilizada no meio da noite, em casos de despertar precoce, sem preocupações de acordar grogue na manhã seguinte.

O zolpidem, muitas vezes, é utilizado como adjuvante para o tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade. “A insônia costuma ser um efeito desses transtornos, e o paciente fica com muita dificuldade de dormir.

Benzodiazepínicos: bromazepam, diazepam, oxazepam, nitrazepan e clordiazepóxido. São de tarja preta: “Venda sob prescrição médica – O abuso deste medicamento pode causar dependência”.

Notificação de Receita tipo “A” – Cor Amarela Para medicamentos relacionados nas listas A1 e A2 (Entorpecentes) e A3 (Psicotrópicos) Validade após prescrição: 30 dias. Válida em todo o território Nacional. Quantidade Máxima / Receita: 30 dias de tratamento.

A sertralina tem tarja vermelha e receita do tipo C1 branca. Portanto, é um medicamento de uso controlado. Por isso, é preciso ter uma receita em duas vias para comprar. A validade da receita de sertralina é de 30 dias, e a quantidade prescrita não deve superar o suficiente para 60 dias de tratamento.

R$ 9,83.