Qual a cor da guia de Ogum Xoroque?

Perguntado por: edias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Guia Ogum Xoroque Cristal Azul Umbanda Candomblé

13 de junho

3º Declara como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro o dia de Ogum Xoroquê, Orixá dos cultos afro-brasileiros, comemorado anualmente no dia 13 de junho. Art.

Além disso, quando se manifesta para os seres humanos, essa entidade dança de forma muito parecida com os outros Oguns; o que a diferencia é a possível presença de um ogó, um instrumento em formato fálico que é símbolo do Orixá Exu Africano.

Xoroquê é um orixá, forte, bravio, guerreiro, destemido; é aquele que “grita e corta ferozmente”, que é dono do ouro e da magia, que abre caminhos e que vence demandas!

Se entregue de corpo e alma para o amor de um filho de Ogum. Ele é sincero é também irá mergulhar de cabeça nessa paixão. Deixe sempre claro os seus sentimentos para que ele possa se manter tranquilo e confiante no relacionamento. Só tome cuidado porque ele se magoa facilmente.

Ogum Xoroquê Sem Dúvidas É Dentro Do Povo De Ogum A Entidade Que Mais Chama Atenção, Por Ser Dúbia, Ter Dois Lados, Um Lado Ser Ogum E Do Outro Ser Exu. Esta Forma Quer Dizer Não Que O Orixá Tem Duas Faces E Sim Que Trabalha Em Dois Pólos Energéticos Tanto Positivo Como Negativo.

Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...

Exu era o irmão mais novo de Ogum, Odé e outros orixás. Era tão turbulento e criava tanta confusão que um dia o rei, já não suportando sua malfazeja índole, resolveu castigá-lo com severidade. Para impedir que fosse aprisionado, os irmãos o aconselharam a deixar o país.

Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Ogum

Ogum. Os elementos terra e fogo compõem o orixá Ogum, cuja constituição é atlética e viril, porém carregada de agressividade e mau humor.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé.

Como os filhos de Ogum têm como ponto fraco a cabeça, a ansiedade, tensão e nervosismo costumam lhe atacar. É preciso fazer atividades que relaxem e libertem o estresse. O fígado e o estômago também costumam apresentar problemas, gastrites e enxaquecas são problemas comuns.

Obá é o orixá das águas revoltas, pororocas e quedas d´água. É irmã de Iansã, mulher de Ogum e terceira esposa de Xangô.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.