Qual a cor da gengiva do gato saudável?

Perguntado por: sgomes4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A cor normal das gengivas, tanto em cachorros quanto para gatos é a coloração rosa.

Os melanócitos são células que contêm um pigmento chamado melanina, que é de cor escura. Devido a esse acúmulo, nossos gatos apresentam manchas pretas em locais como nariz, pálpebras, gengivas, lábios ou orelhas.

Principais sinais de que seu gato está saudável!

  1. Verifique o focinho do gato. O único ponto que você precisa ficar atento é se o focinho está úmido. ...
  2. Analise se as orelhas têm secreção. ...
  3. Observe o aspecto dos olhos. ...
  4. Avalie a saúde bucal do felino. ...
  5. Fique de olho nos pelos do gato.

Segundo especialistas, as cores podem representar doenças graves, como a anemia, que pode ser observada quando as mucosas estiverem brancas. A principal preocupação de quem tem bichinho de estimação em casa é a saúde deles.

Se sua gengiva estiver branca, pode ser um sinal de leucoplasia. A Mayo Clinic define a leucoplasia como uma condição na qual manchas ou placas brancas formam-se na gengiva, assoalho da boca e interior das bochechas. Podem ocorrer também na língua. As manchas brancas que se formam não podem ser removidas por raspagem.

O gato não está se limpando: gatos são super limpinhos, um sinal importante de dor é quando eles param de limpar seus pelos. O gato não está comendo normalmente: animais com dor não têm apetite, observe com atenção se há diminuição no consumo da ração, se ele come mais devagar ou se nega os alimentos.

Tratando a anemia do gato
Pode ser que o profissional recomende suplementos de ferro e vitaminas B para tratar a doença. Os bichanos com problemas hepáticos costumam ter menos apetite e, como consequência, ficam com deficiência de vitaminas do complexo B.

Normalmente, a principal causa para um gato com anemia são as doenças infecciosas. “Segundo um estudo do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília, as doenças infecciosas são responsáveis por 32% das causas de anemia, seguido de traumas e doenças inflamatórias”, explica Nathalia.

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.

Da perspectiva da saúde, a gengiva escura pode indicar que algo incomum está acontecendo com sua dentição ou corpo. Comumente, a alteração na cor pode indicar gengivite ou periodontite. A saber, essas doenças indicam que a gengiva pode estar machucada ou que há algo incomum com o dente.

A gengiva escura não é necessariamente sinônimo de má higienização ou de algum tipo de doença ou lesão. Na verdade, ela pode ser apenas resultado de uma concentração maior de melanina. A melanina é uma proteína natural do organismo, produzida em maior quantidade nas pessoas negras.

Basta levantar o lábio superior do felino e olhar as gengivas – elas devem estar sempre rosadas. A palidez pode ser um diagnóstico de anemia. Assim como a gengiva, a língua também precisa de uma coloração rósea.

Quando um gato está doente, é muito frequente mostrar um estado geral fraco e sem ânimo. Verá que também dorme muito mais que o habitual. Sempre que observar um aumento de sono no seu gato deve suspeitar de alguma doença. A falta repentina de apetite é um claro sinal de que o gato não está bem.

12 – 18 anos