Qual a cor da cochonilha?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

A cochonilha é um inseto que gosta de se alimentar do cactos, gênero Opuntia. Ela mede de 3 a 5 milímetros de comprimento e pode ser nas vermelha, laranja, marrom, verde ou amarela.

O ataque dessa e de outras pragas sempre ocorre em plantas submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Entre os fatores que propiciam esses ataques, destaca-se a existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso.

A cochonilha, uma praga das lavouras, vira corante natural para iogurtes. "Apesar de ele ser retirado de um inseto, ele é um corante puro, não acarreta risco ao seu uso e tem uma característica bastante importante.

Inseticida Formicida Gel 10g Forth
Para isso, você precisa do veneno para cochonilha ideal, que não machuque a área verde da sua casa, como o Dimy! - Possui agentes que paralisam as pragas, deixando as plantas livres; - Disponível em embalagem com 50 ml, - Aplicação prática e segura.

Geralmente, é possível detectar a cochonilha nas plantas visualmente. Outros sinais da presença dessa praga são folhas enrugadas e quebradiças, além de partes secas e feridas. Se o inseto for branco, o aspecto dele é parecido com pequenas bolinhas de algodão.

“O ataque das cochonilhas ocorre em plantas que estão submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Portanto, evite a falta de água, déficit de nutrientes e adubação em excesso”, aconselha a engenheira agrônoma Fabiana Fróes. Uma vez identificada, o primeiro passo do tratamento é retirar as pragas.

As cochonilhas são pequenos insetos, de apenas alguns poucos milímetros e que pertencem à Ordem Hemiptera (a mesma em que estão incluídos os percevejos, as cigarras, as cigarrinhas e os pulgões). Existem cerca de 2000 espécies de cochonilhas no mundo, sendo que pelo menos de 350 espécies ocorrem no Brasil.

Infelizmente, sim. Conforme descrito na resolução número 44, de 1977, a ANVISA considera o corante Carmim de Cochonilha como “corante de uso tolerado em alimentos e bebidas”.

As cochonilhas costumam se instalar nos caules, sob as folhas e, às vezes, até mesmo nos frutos. Esses insetos parecem manchas, pois são quase estáticos. Já os pulgões costumam ficar em grande quantidade nas nos botões de flores, nas folhas novas, nos caules mais novos e macios.

A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.

Os predadores naturais da cochonilha são a joaninha e alguns tipos de vespa. A cochonilha é um inseto típico de habitats da América Central, como México e Peru.

O ciclo continua com a eclosão de formas jovens denominadas de ninfas, que após 40 dias transformam-se em cochonilhas adultas, as quais vivem aproximadamente 60 dias. O seu ciclo completo é de aproximadamente 100 dias, ocorrendo gerações sobrepostas, ou seja, em uma mesma colônia são observadas ninfas e adultos.

Muitos produtos industrializados como salsicha, queijo, iogurte e biscoitos usam o carmim, um corante vermelho-escuro natural extraído do corpo da cochonilha - inseto parente do pulgão.

As fêmeas adultas da cochonilha negra têm cerca de 5 mm de diâmetro, coloração marrom-escura ou preta e apresentam uma saliência proeminente em forma de H no dorso. Elas migram para os brotos e ramos no final do outono e permanecem neles pelo resto de suas vidas.

Aplique álcool etílico 70% em spray sobre as plantas e deixe agir. O álcool não faz mal às plantas e, de preferência, deve ser aplicado bem cedo ou no fim da tarde. Outra dica é aplicar canela se houverem danos as plantas, como feridas em quedas de folhas.

Para tanto deve-se identificar as reboleiras no campo e examinar a presença de colônias de cochonilhas na raiz principal, logo abaixo do colo, das plantas que apresentam sintomas de amarelecimento das folhas. A presença de formigas nas plantas pode ser um indicativo de ocorrência da cochonilha.

Alguns métodos de controle como o uso da solução de sabão, da solução de fumo com pimenta malagueta e solução de sementes de mostarda, têm funcionado bem no controle da cochonilha.

O oídio é um fungo que parece uma camadinha de algodão ou um pozinho de coloração branca ou cinza. Você já notou uma cobertura branca nas suas plantas? Essa camada que pode revestir as folhas e os caules dos vegetais é o oídio, um fungo muito comum em plantações.

Esses ovos possuem o formato de bastonetes, são cobertos por cera branca e envoltos por filamentos cerosos. Esse ovissaco tem a função de proteger os ovos até sua eclosão.

Pequenas quantidades de água sanitária diluída são seguras e até úteis para as plantas. As quantidades de diluição são variáveis, sendo dependentes da quantidade de plantas que você tem em casa.