Qual a cor da área de saúde?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

O verde e o azul são cores comuns de serem encontradas em serviços ou produtos relacionados à saúde. O roxo, por ser uma cor mais lúdica, muitas vezes é deixada de lado, mas ainda sim é válido utilizá-la dependendo do serviço oferecido. Dá uma olhada em algumas logos de planos de saúde e hospitais: Dica!

O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma. Mas nas salas de cirurgia, os profissionais de enfermagem, cirurgiões e anestesistas usam roupa azul ou verde.

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

A Esmeralda representa a cor verde e está relacionada aos cursos que estudam a natureza e aos da área da saúde, como Biologia, Medicina Veterinária, Medicina, etc.

Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar; verde indica pouco urgente ...

O primeiro é composto por três salas: a vermelha (para pacientes mais graves), a amarela (para casos de menor gravidade) e a intermediária.

O paciente que está acompanhando foi classificado como AZUL, ou seja, como gravidade pouco urgente.

Hoje, a Organização Mundial de Saúde classifica o avental ou jaleco como Equipamento de Proteção Individual (EPI) e recomenda o seu uso para proteger o profissional contra incidentes e reduzir a chance de transmissão de bactérias.

branco

Atualmente o tradicional branco é exigido para a enfermagem na maioria dos hospitais e clínicas em diversos postos de trabalho, com exceção de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) e Centro Cirúrgico (CC) e isso tem uma explicação fundamentada na Paleta de Cores.

Indicado para fisioterapeutas; - Verde: transmite bem-estar e tranquilidade. Indicado para médicos veterinários; - Amarelo: transmite conforto e esperança.

O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência, classificando-o por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

Cores determinam a gravidade do caso do paciente e o tempo máximo de espera para o atendimento. Vermelho (emergência): o paciente é atendido imediatamente, sem espera; Laranja (muito urgente): atendimento deve acontecer o quanto antes, com no máximo 10 minutos de espera; Amarelo (urgente): não é considerado emergência.

Sala Verde
Com 10 poltronas, o espaço é destinado a pacientes de casos mais leves, medicações rápidas e observação e um atendimento mais rápido de ser liberado. É também onde eles recebem medicação.

A cor verde, desde a Idade Média, está relacionada com a Medicina. Por representar a esperança, essa é a tonalidade utilizada até hoje nas faixas de colação de grau e nos anéis de formatura.

A cor da faixa de farmácia é amarela. Aprova o regulamento sobre os símbolos oficiais dos farmacêuticos.

verde

A cor escolhida para representá-las é o verde, uma vez que o tom seria relacionado à natureza, à vida e ao poder da cura. O raio ao centro do símbolo também possui alguns significados. Segundo Tribuzy, o raio simboliza a transmissão de conhecimentos e valores importantes para o profissional.

O profissional da área da saúde é uma pessoa que trabalha em uma profissão relacionada às ciências da saúde.