Qual a cor da agulha intradérmica?

Perguntado por: usales . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Classificação das agulhas

Cor do canhãoSistema métricoVias Administrativas
Marrom13 mm x 0,45 mmIntradérmica/Subcutânea
Púrpura20 mm x 0,55 mmIntramuscular
Azul25 mm x 0,60 mmIntramuscular
Preto25 mm x 0,70 mmIntramuscular/Endovenosa

Roxo. Essa é indicada para aspirar medicações aquosas em volumes menores e também é muito utilizada na administração intramuscular, subcutânea e intravascular (como vacinas).

Agulha Hipodérmica é um material hospitalar acoplada à seringa, sendo utilizada para injeção intradérmica, intramuscular, intravenosa, subcutânea, coleta sanguínea, entre outros.

É a via de administração pela qual a droga é injetada na derme. É pouco utilizada – somente para casos de testes alérgicos, vacinas e doses pequenas de fármacos, como adrenalina. A área de aplicação é a face interna do antebraço.

A administração de medicamentos endovenosa se dá através de um acesso venoso na corrente sanguínea, isso facilita a absorção do medicamento pelo paciente causando um efeito imediato. De uma maneira geral, utilizam-se agulhas do tamanho 25x e 6/7 de calibre, com bisel longo, para facilitar a abordagem.

A agulha deve ser inserida no tecido adiposo sobre o tríceps. O comprimento da agulha é determinado por sexo e peso (ver abaixo). Uma agulha de 5/8" pode ser usada para injeção intramuscular no músculo deltoide somente se não houver tecido subcutâneo suficiente e a injeção for feita em um ângulo de 90°.

"Faltou a agulha 30 por 8, mas tem de sobra a 25 por 8, que é a agulha absolutamente indicada também para a aplicação dessa injeção, no caso de Benzetacil", disse Miziara.

A Agulha Intramuscular Bd Becton 25x7 é indicada para aplicação de vacinas e insulina pelas vias intravasculares e endovenosas em crianças e adultos mais magros, por ser mais fina e proporcionar mais conforto aos pacientes.

Descrição da Técnica
Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º. Aspirar, observando se a agulha atingiu algum vaso sanguíneo.

Indicação. Utilizadas na aplicação de soluções e medicamentos em diferentes vias de administração: endovenosa, intramuscular, intradérmica e subcutânea. Podem ser utilizados também na coleta de sangue e de outros fluidos corporais.

Mais conhecida como agulha roxa, é usada na aspiração de medicações em vias intramuscular, subcutânea e intravascular, além de ser bastante utilizada na coleta de sangue de pacientes que possuem as veias muito finas.

Verde água: bem diversificada a agulha verde serve para medicações, soluções e vias variadas, e seu calibre é igual a 25mm x 0,80mm; Azul: muito utilizada em coletas de sangue, por ser mais fina, também para administrações de medicamentos ou soluções de forma subcutânea e endovenosa.

Certas vacinas, como a contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola, substâncias como a insulina e adrenalina e alguns hormônios têm indicação específica desta via. e com bisel curto. De modo geral, para as soluções aquosas, utilizam-se agulhas 10x4,5; 10x5; 10x6; 13x3; 13x4,5; 20x5,5; 20x6; 25x7.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Intradérmica: Este tipo de vacina é aplicado na derme (camada superficial da pele). Com volume máximo a ser administrado de 0,5 ml, as seguintes vacinas podem ser aplicadas por esta via: vacina BCG, e a vacina raiva humana em esquema de pré-exposição.

Introduzir 1/3 da agulha na pele, com bisel voltado para cima, em ângulo de 15°, quase paralelamente à pele. Não é necessário aspirar após a introdução da agulha, devido às condições anatômicas da derme, relacionada a vasos e nervos; 28. Injetar lentamente até formar uma pequena pápula logo abaixo da pele; 29.

Endovenosa (EV); Intradérmica (ID); Intramuscular (IM) e. Subcutânea (SC).

Scalp e cateter jelco são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico.