Qual a contribuição de Antonie van Leeuwenhoek e Robert Hooke?

Perguntado por: afernandes7 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

As primeiras observações de Hooke e os estudos de Antony van Leeuwenhoek levaram à descoberta das células.

Ele construiu os melhores microscópios de sua época, alcançando ampliações acima de 200x.

Ele foi o primeiro a visualizar os glóbulos vermelhos, os fluxos sanguíneos em capilares e os espermatozoides. Van Leeuwenhoek também foi o primeiro humano a ver uma bactéria — e a importância dessa descoberta para a microbiologia e a medicina dificilmente pode ser exagerada.

Por ter apenas uma lente, o invento de Leeuwenhoek, é chamado de microscópio simples Tomando conhecimento de sua existência, o inglês Robert Hooke (1635-1703) o aperfeiçoou e construiu um aparelho com duas lentes, que ficou conhecido como microscópio composto. o que permitiu observações ainda mais ampliadas do mundo ...

  • Roda de balanço
  • Junta universal
  • Diafragma fotográfico

A teoria celular
Hooke chegou a essa conclusão após observar cortes de cortiça com o auxílio de um microscópio. Ele entendeu que o material era composto por pequenas cavidades e, assim o definiu como célula. O termo é originado no latim cellula e corresponde a pequeno compartimento.

No ano de 1678, publicou “Leituras de Potentia Restitutiva” e estabeleceu uma lei física onde provou que a força de tensão é proporcional à força de deslocamento. Esta lei ficou conhecida como a Lei de Hooke.

Gamma1 Arietis

Gamma¹ Arietis é uma estrela tripla da constelação de Aries. Também é conhecida como Mesarthim. Mesarthim está localizada a 204 anos-luz da Terra. É um sistema composto por uma estrela binária, com componentes separados por uma distância angular de 7,7 arco-segundo

Apesar de os primeiros materiais biológicos terem sido observados por Leeuwenhoek, foi Robert Hooke (1635-1703) que observou pela primeira vez a estrutura a qual chamou de célula. Seus estudos foram publicados no livro Micrographia, e o termo célula ficou conhecido mundialmente, sendo até hoje utilizado.

Nele descreveu o primeiro microscópio feito de partes móveis, composto de uma lente objetiva, aquela que permanece perto do objeto a ser estudado, e uma ocular, com a qual a pessoa faz a observação. O foco era ajustado por meio de um parafuso que deslocava o ângulo de observação.

Galileu

A invenção do microscópio, atribuída a Galileu, foi na verdade fruto do aperfeiçoamento realizado pelo naturalista holandês Antony van Leeuwenhoek, que o utilizou na obser- vação de seres vivos.

Mathias Schleiden

Na verdade, foram necessários 176 anos para que, em 1839, aparecesse a teoria celular, de Theodor Schwann (1810-1882) e de Mathias Schleiden (1804-1881), ressaltando, pela primeira vez, a possibilidade de que as células fossem estruturas fundamentais para o processo da vida¹.

A descoberta
Ao observar finas fatias de cortiça, Hooke viu diversos buraquinhos que lembravam favos de mel. A cada um desses pequenos compartimentos ele deu o nome de célula - que significa "pequena cela". A cortiça é uma árvore, material de origem vegetal.

1595

O crédito pela invenção do microscópio é dado ao holandês Zacharias Jansen, por volta do ano 1595. No início, o instrumento era considerado um brinquedo, que possibilitava a observação de pequenos objetos.

Robert Hooke, formulou a primeira teoria sobre as propriedades elásticas da matéria. Suas notas e sua teoria sobre as rotações planetárias foram muito importantes para as pesquisas astronômicas posteriores.

O microscópio possibilitou o estudo dos microrganismos, refutando de vez a teoria da abiogênese, permitindo conhecer, tanto os patogênicos quanto os considerados benéficos para os outros indivíduos, além dos que não beneficiam e nem prejudicam o hospedeiro.

A primeira organela celular descrita foi o núcleo celular. Alguns autores creditam essa descrição ao pesquisador botânico Robert Brown, que visualizou o núcleo de células de orquídeas no ano de 1836.

Robert Hooke

A lei de Hooke foi formulada em 1678 pelo cientista inglês Robert Hooke.

Ao estudar a elasticidade por meio de molas, o físico percebeu que a curva de tensão versus deformação apresentava uma região de comportamento linear. Isso significa dizer que a força utilizada para mudar a forma de um objeto elástico é diretamente proporcional à deformação dele. Assim nasceu a Lei de Hooke.