Qual a contraindicação para aplicar compressa quente?

Perguntado por: vtrindade . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Vale lembrar que não se deve aplicar o calor sobre ferimentos abertos, patologias vasculares e traumas recentes.

Mas afinal, qual a eficácia da compressa? “A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

As compressas quentes são recomendadas para aliviar dores musculares, dores de cabeça e torcicolos. Elas também são úteis para tratar tendinite e espasmos musculares. A compressa quente ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que reduz a dor e ajuda a relaxar os músculos.

Compressa fria
O gelo tem a função de diminuir o fluxo sanguíneo na região afetada, amenizando o inchaço e a inflamação. Na região das costas, a compressa fria causará uma vasoconstrição. Com isso, processos inflamatórios serão reduzidos, fazendo com que edemas e hematomas sejam drenados com mais facilidade.

Encha a tigela com água quente, mas não escaldante, ao toque. Molhe a toalha na água quente, torcendo o excesso. Dobre a toalha em um quadrado e aplique na área que está com dor. Segure a toalha na pele por até 20 minutos de cada vez.

A aplicação de compressas quentes no joelho só deve ser feita em casos de dor crônica e onde não existe intenso processo inflamatório no joelho.

A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 10-15 minutos cada vez. Ela sempre deve estar enrolada em uma fralda de pano ou em um tecido fino, para evitar queimaduras.

Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele. Essa compressa pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos.

O calor activa a circulação, promove o relaxamento muscular, facilita a mobilidade e flexibilidade. O gelo é aplicado no caso de uma lesão aguda, por sua vez, o calor deve ser usado numa lesão crónica (com mais de 3 meses).

Como aliviar a dor da bursite no ombro? Uma das recomendações para aliviar a dor no ombro são as compressas quentes, que auxiliam a aumentar a circulação sanguínea da região, relaxando a área lesionada. As compressas frias também podem ajudar nestes casos, diminuindo o inchaço e reduzindo a inflamação no ombro.

A terapia de calor também requer cuidados como: não exagerar na temperatura da água para não causar queimaduras na pele e não utilizá-la por tempo prolongado, respeitando os intervalos determinados pelo profissional de saúde.

A temperatura ideal da bolsa de água quente é aquela que fica quente, sem queimar a pele. Para evitar problemas, pode-se colocar uma toalha por baixo. O tempo recomendado é até a temperatura esfriar.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Os anti-inflamatórios não-esteroides em geral são mais usados para tratar problemas mais simples, como artrite reumatoide, artrose, gota, bursite, cólicas menstruais, traumas e contusões. Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

Abaixo, listei 7 alimentos que combatem inflamação:

  • Frutas vermelhas. As frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, são ricas em antioxidantes denominados antocianinas. ...
  • Abóbora. ...
  • Azeite de oliva extravirgem. ...
  • Abacate. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Folhas verdes. ...
  • Chocolate meio amargo.

É importante não aplicar o gelo diretamente no local para evitar irritações e queimaduras na pele. Deixe a compressa gelada por 20 minutos e repita várias vezes ao dia. As compressas quentes também são eficazes para aliviar a dor.

Enrole o pano na região lombar (ou em qualquer outra área com dor) e deixe-o no local por até 20 minutos de cada vez. Pode utilizar de três a quatro vezes por dia. Ideal para uso em casos de: dor muscular, lesões crônicas, por exemplo.

Quem não tiver a bolsa de água quente ou algo parecido em casa pode fazer sua própria compressa: pegue uma toalha bem macia e a umedeça com água quente, depois torça o excesso de água e coloque a toalha quentinha sobre a região afetada pela cólica.