Qual a construção mais cara aclive ou declive?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Normalmente, os terrenos aclive são mais caros devido à alta procura dos compradores. Estes terrenos ficam virados para a parte de cima da rua. Os terrenos em declive são mais difíceis de vender, pois, as casas em declive são construídas em diferentes níveis, ou seja, seguindo a topografia natural do solo.

Na prática, quando o terreno está acima do nível da rua, chamamos de aclive e quando está abaixo do nível da rua, chamamos de declive. A Legislação prevê que esse tipo de terreno não representa riscos, desde que não tenha inclinação superior a 30%.

Prefira terrenos planos
Será possível encontrar terrenos com diferentes topografias, como por exemplo: Terreno plano: É a melhor situação, já que não haverá custos extras com corte e aterro do lote, nem a necessidade de muros de arrimos. Uma boa escolha para quem deseja fazer uma edificação térrea.

Para ligar ao sistema de esgotamento sanitário os imóveis que estão abaixo do nível da rua ou em encostas, os proprietários devem instalar microelevatória que bombeia o esgoto para a rede.

A primeira alternativa para construir em terrenos com declive é fazer o nivelamento. Você precisa lembrar que existem dois tipos de nivelamento. O primeiro é aquele que você precisa retirar terra para nivelar e o segundo, você deve colocar a terra.

Elas possuem o mérito de representar em uma superfície plana os desníveis e a declividade topográfica. Repare no mapa acima que, quanto mais afastadas as curvas de nível, menor é a declividade, isto é, menos íngreme é o terreno. Ao contrário, quanto mais próximas as curvas, maior é a declividade do local.

No declive, a garagem pode existir em terrenos com qualquer inclinação. Basta fazer uma laje que será a garagem. Mesmo se o terreno for muito inclinado, a ponto de um carro não poder descer, é só fazer essa laje começando no nível da rua.

Se sua casa é bem abaixo do nível da rua, uma possível solução seria, coloque um escoadouro com grade para não obstruir a passagem, e direcione a tubulação para algum local que poça ser feito esse desague, como por exemplo: passar a tubulação no terreno do vizinho de baixo ou de traz ate uma sarjeta próxima.

A declividade, ou inclinação do solo, influencia muito na concentração, dispersão e velocidade da enxurrada e, em consequência, no maior ou menos arrastamento superficial das partículas de solo.

Procure fazer a curva movimentando o menos que puder o volante, evitando movimentos bruscos e oscilações na direção. Você percebe que à frente há um declive acentuado: antes que a descida comece, teste os freios e mantenha o câmbio engatado numa marcha reduzida durante a descida. Nunca desça com o veículo desengrenado.

Declive ou aclive acentuado
As placas de sinalização de trânsito do tipo A-20a (declive) e A-20b (aclive) indicam que o motorista encontrará adiante uma descida ou uma subida acentuada.

Terreno com declive suave
Isso significa um declive de pouco mais de 10%. E o terreno não era muito grande em termos de metragem total, por isso seria preciso criar um segundo andar para encaixar todos os ambientes.

A melhor posição do terreno em relação ao sol é a face norte. Um terreno tem sua frente na face norte quando, olhando o a frente do terreno da rua, o sol nasce do lado esquerdo do terreno e se põe do lado direito. A escolha desta face é interessante por propiciar um melhor aquecimento da residência.

O solo argiloso é o mais comum no Brasil, é considerado bom para construir, pois ele é bastante denso e se aglutina com facilidade, isso faz com que seja um solo muito resistente quando é bem compactado e permite o uso de fundações rasas como sapatas e radiers. Mas, isso também vai depender do tamanho da obra.