Qual a conjunção aditiva mais usada?
As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo. Além dessas duas, existem outras locuções conjuntivas aditivas.
Qual é a função da conjunção aditiva?
As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.
Quais são as 5 conjunções?
São divididas em cinco tipos:
- Conjunções aditivas.
- Conjunções adversativas.
- Conjunções alternativas.
- Conjunções conclusivas.
- Conjunções explicativas.
É correto usar a palavra nem?
Coloquialmente, em língua oral, usa-se “e nem” com a intenção de reforçar a ideia. Nesse caso, “e nem” vem seguido de “sequer”, “por isso”, “assim”, “mesmo” e “sempre”, com o significado de “mas não”. Exemplos de textos formais: Não fui nem vi nem venci.
Qual é a conjunção de Nem?
Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.
Que conjunção é usada na oração subordinada?
As conjunções condicionais iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal: Exemplos: Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.
Qual é a conjunção de logo?
Logo é uma conjunção quando quer dizer «portanto, por conseguinte», a exemplo de «É desatento, logo não pode dirigir veículos».
O que é classificação aditiva?
São aquelas que têm sentido de adição, incluindo ou somando uma ideia à primeira oração. Veja: Brincamos muito e rimos mais ainda!
Pode usar vírgula antes da conjunção aditiva?
Normalmente antes da conjunção e a vírgula não se utiliza, pois, sendo uma conjunção coordenativa aditiva, serve para ligar dois termos ou duas orações de idêntica função. Exemplo: «Leonor voltou-se e desfaleceu».
O que são orações aditivas?
As orações coordenadas sindéticas aditivas são aquelas que transmitem uma ideia de adição, soma. Os conectivos que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim, etc. Exemplos: Chegamos à praia e nadamos.
Como é aditiva?
a) Aditivas
Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não).
É correto utilizar na qual?
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
Como também exemplo?
Por exemplo: A sua pesquisa é clara e objetiva. Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.
Como entender as conjunções?
Conjunção é uma palavra invariável capaz de unir uma oração a outra ou unir termos semelhantes de mesmo valor sintático. Para entender esse papel, é importante lembrar que oração é a estrutura sintática que se organiza em torno de um verbo, e essa estrutura forma os períodos que são constituintes do texto.
Qual é a conjunção adversativa?
Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante.
Tem vírgula depois do Nem?
“Nem” é a conjunção usada como acréscimo em uma frase, por esse motivo, o emprego da vírgula não é adequado na maioria dos casos. A vírgula é dispensável quando “nem” liga pequenas palavras e expressões.
Tem vírgula entre Tanto é quanto?
Trata-se de processo de coordenação. Os dois elementos adicionados figuram como sujeito da oração, o que também justifica o emprego do verbo no plural. Logo, não se deve utilizar a vírgula.
Qual é a conjunção pois?
Conjunção explicativa
Transmite uma ideia de explicação, sendo sinônima de: porque, visto que, uma vez que, dado que,... Não posso te levar ao médico, pois estou trabalhando.