Qual a concorrente da OLED?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

OLED e QLED são opções para quem deseja investir em uma TV nova com tela de alta qualidade. Embora os termos sejam bem parecidos e estejam presentes em distintos modelos no mercado brasileiro, eles designam duas tecnologias bem diferentes, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

O QLED tem como vantagens o maior pico de brilho sustentado e a maior durabilidade. Já o QD-OLED tem maior contraste, maior intensidade de preto, menor tempo de resposta e maior ângulo de visualização. Ambas as tecnologias podem atingir gama de cores similar devido ao uso de pontos quânticos.

Qual é a diferença entre as tecnologias? Em termos técnicos, não há diferenças significativas entre o Neo QLED da Samsung e o QNED da LG. Ambas as linhas utilizam as mesmas tecnologias de backlight com mini LED e de pontos quânticos para correção de cor.

iguais. as duas trazem o sistema proprietário da Samsung que é utilizado nas TVs da marca há anos quanto à fluidez e velocidade de navegação mesmo modelo Neo qled tendo processador mais potente não sentir diferença nem mesmo na fluidez delas ambas atenderam muito bem sendo bem rápidas e não engasgando O que é.

Com maior destaque, porém, estão os modelos de LG e Sony. A Samsung oferece ótima tecnologia, mas falha no relacionamento com o cliente. AOC, Philco, Panasonic e TCL estão entre as demais opções que são bastante válidas.

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

QLED. O QLED é a sigla para “Quantum Dot Light Emitting Diode”, que significa “diodo emissor de luz com pontos quânticos”. Essa tecnologia funciona com LEDs emitindo luz por trás da tela, com pontos quânticos que filtram a luz, brilho e intensidade da cor dos pixels.

Qual é a vida útil de telas OLED? As primeiras TVs OLED, lançadas em 2013, tinham vida útil de 36 mil horas, de acordo com um executivo da LG. Telas mais avançadas e com novas tecnologias contra burn-in podem chegar a 100 mil horas, o equivalente a 30 anos com 10 horas de uso diário, segundo a empresa.

Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.

O que é melhor: QLED ou UHD? O QLED é superior porque, enquanto a UHD Crystal se aproxima da qualidade 4K usando LEDs convencionais como luz de fundo, as TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos, oferecendo imagens com cores mais vibrantes e no brilho ideal.

A LG QNED Mini-LED é o nascer de uma nova era para as TVs LCD, trazendo uma tela avançada e inovadora que combina Mini-LEDs com as tecnologias Quantum Dot e NanoCell. Essa fusão de tecnologias oferece uma imagem de qualidade incrivelmente alta, com pretos mais profundos e cores mais vibrantes.

Samsung é a rainha do QLED, especialmente aqui no Brasil, onde tem concorrência quase nula. TCL e Philco são outras que também apostam nesta tecnologia, mas estão com produtos escassos em nosso mercado.

Mesmo sendo modelos de entrada, as duas opções da Samsung saem na frente de muitas outras concorrentes. Entretanto, devemos ressaltar que a AU8000 é uma opção de TV Samsung 4K com mais diferenciais, já que a AU7700 é um pouco mais básica. Por isso, a AU8000 é a vencedora do nosso duelo.

LG C2 OLED
Oferece a primeira geração de painéis evo da LG, que oferecem imagens mais brilhantes do que os OLEDs de 2021 da LG, tornando-os mais adequados para salas com mais luz ambiente. Também é óptimo para os jogadores com um complemento completo de entradas HDMI 4K/120Hz.

O valor para comprar TV Neo QLED pode variar de acordo com as características de cada produto. Mas, de maneira geral, o preço de TV Neo QLED fica entre R$ 3.466,55 e R$ 47.499,05.

A tela QLED é, em linhas gerais, um display LED convencional que usa a tecnologia de pontos quânticos para gerar cores mais intensas e vivas. Painéis QLED são mais fáceis de fabricar e, por isso, mais comuns. Eles aparecem, inclusive, em televisores mais baratos.