Qual a concordância do verbo ser?
4) O verbo ser concorda com o pronome pessoal do caso reto (eu, tu, você, ele/ela, nós, vós, vocês, eles, elas), sendo este sujeito ou predicativo. “O mérito da escola são eles, os professores. A excelência dos serviços prestados é resultado das melhores práticas que optaram por adotar.”
Como se conjuga o verbo ser?
ser
- Presente. eu. sou. tu. és. ele/ ela/ você é nós. somos. vós. sois. ...
- Pretérito Perfeito. eu. fui. tu. foste. ele/ ela/ você foi. nós. fomos. vós. fostes. ...
- Pretérito Imperfeito. eu. era. eras. era. éramos. éreis. eram.
- Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. fora. foras. fora. fôramos. fôreis. foram.
- Futuro. eu. serei. serás. será seremos. sereis. serão.
Quando o verbo ser concorda com o predicado?
O verbo ser concordará com o predicativo do sujeito: a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural. Exemplos: Isso são lembranças inesquecíveis.
São 100 reais ou é 100 reais?
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.
O que é concordância verbal e dê exemplos?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Quais são os verbos de concordância?
b) Verbos com concordância: são verbos que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos. Exemplos dessa categoria são DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR, que são subdivididos em concordância pura e reversa (backwards).
Como é feita a concordância?
A concordância verbal é estabelecida entre o verbo, em suas flexões de número (plural e singular) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), e o sujeito da oração com o qual ele se relaciona. Observe o exemplo: Eles me propuseram um acordo. Em alguns casos, o sujeito aparece após o verbo, o que não afeta as relações de concordância.
Como fazer a concordância verbal?
A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.
Quais são os verbos ser?
Conjugações verbais: verbo Ser
Presente: sou, és, é, somos, sois, são. Pretérito imperfeito: era, eras, era, éramos, éreis, eram. Pretérito perfeito: fui, foste, foi, fomos, fostes, foram. Pretérito mais-que-perfeito: fora, foras, fora, fôramos, fôreis, foram.
Qual é a conjugação do verbo?
As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.
Quando eu ser ou quando eu for?
Para verbos regulares, o futuro do subjuntivo é igual ao infinitivo ("quando eu amar". Só que o verbo "ser" é altamente irregular. Por isso a forma "for" é a correta.
Será ou serão concordância?
«Vamos saber que obras será preciso fazer no túnel» ou «Vamos saber que obras serão precisas fazer no túnel»? A construção correta é será preciso . Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.
Como o verbo concorda com o sujeito?
A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.
Deve haver concordância verbal?
Quando da locução verbal, tanto o verbo haver quanto o verbo fazer exigem que o auxiliar fique na terceira pessoa do singular. Exemplos: Deve haver uma forma de amenizarmos esse problema. Vai fazer dez dias que não faço exercícios físicos. Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito.
É de 15 dias ou são de 15 dias?
Portanto, somos levados a pensar no dia e não na soma dos que se foram e, portanto, a frase fica no singular: Hoje é (o dia) 15 do mês de março ou Hoje é 15 de março. Da mesma forma, se só a palavra “dia” for acrescentada, o verbo ficará no singular: Hoje é dia 18. Ou no plural: Hoje são 15 dias de março.
É de 10 dias ou são de 10 dias?
As duas formas estão corretas.
Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.