Qual a concepção de origem indígena?

Perguntado por: haraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
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No Período Colonial, houve muita discussão sobre a origem dos índios: uns acreditavam que eram descendentes das tribos perdidas de Israel, outros duvidavam até de que fossem humanos. Em 1537, o papa Paulo III proclamou a humanidade dos índios na Bula Veritas Ipsa.

Segundo o texto, para os povos indígenas, a natureza é representada através do território, por um alto valor cultural e histórico que eles atribuem a diferentes paisagens, onde, nesses diferentes locais, habitam espíritos e guardiões que tem a função de equilibram os diferentes mundos e seres.

Entre eles, destaca-se a importância da música, dança, arte plumária, cestaria, cerâmica, tecelagem e a pintura corporal. A música é utilizada em ocasiões especiais como nos ritos de guerra, nas festas de plantação e colheita e nos ritos de iniciação.

A Conectas comenta alguns deles:

  • MITO 1: “Os indígenas colocam fogo na floresta”
  • MITO 2: “Tem muita terra para pouco índio”
  • MITO 3: “Os índios atrasam o desenvolvimento do país”
  • MITO 4: “Terras indígenas prejudicam as áreas do agronegócio”
  • MITO 5: “Os índios precisam ser integrados ao resto do Brasil”

Sendo assim, concluímos que na dinâmica do mundo colonial os nativos foram atuantes não apenas no processo inicial, mas sim durante toda a história de colonização, atuando como aliados, inimigos do “aliado”, atravessando anos e mais anos de dominação na condição de protagonistas, agentes de seus interesses.

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

Índio X Indígena
“Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos. Por outro lado, o termo "indígena” significa "natural do lugar em que vive".

É característica comum das várias etnias indígenas brasileiras a valorização e o contato com a natureza, sendo que o modo de vida tribal, antes da ocupação violenta do homem branco no território brasileiro, permitia a caça, a coleta e a agricultura familiar como modos de subsistência dos povos indígenas.

Os povos indígenas brasileiros viviam da caça, da pesca, da agricultura de subsistência e da coleta de frutas.

Mais antigo, o xamanismo foi sobreposto por grandes religiões tais como o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o cristianismo e o islamismo. Algo análogo ao que ocorre no Brasil, quando os xamanismos indígenas passam a se defrontar com o credo católico ou protestante.

As contribuições dos povos indígenas à sociedade brasileira tiveram início logo após a chegada dos portugueses às terras brasileiras. Os índios ensinaram as técnicas de sobrevivência na selva e como lidar com várias situações perigosas nas florestas ou como se orientar nas expedições realizadas.

Tupã

Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.

Assim como os mitos quando relacionados às sociedades indígenas proporcionam explicações sobre a sua origem, levando os indígenas a manter uma forte ligação com seu habitat e tradições, o que os levam a uma busca de como viviam seus antepassados, de como eles vivem no presente e como poderá ser no futuro.

O indígena geralmente é visto como uma cultura totalmente fora de nossa realidade, uma cultura isolada e que até nos dias atuais continua vivendo de forma isolada e sem contato com as novas tecnologias, conhecimento político e de civilização. Contudo, a população e cultura indígena vai muito além disso.

Os índios e os portugueses: o encontro de duas culturas. Durante os primeiros anos do descobrimento, os nativos foram tratados "como parceiros comerciais", uma vez que os interesses portugueses voltavam-se ao comércio do pau-brasil, realizado na base do escambo.

Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia. Isto teria criado o espaço para a passagem a pé entre a Ásia e a América, através do estreito de Bhering., localizado na região do estreito de Bhering, no extremo nordeste da Ásia.

Culturalmente, a natureza representa para os indígenas muito mais do que um meio de subsistência. Representa o suporte da vida social e está diretamente ligada aos sistemas de crenças e conhecimentos, além de uma relação histórica.