Qual a concepção da literatura infantil?
A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros.
Quais são as principais características da literatura infantil?
são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.
O que a literatura desenvolve na Educação Infantil?
Além de ser uma forma de fazer com que a criança realmente adquira verdadeiro prazer em ler, a literatura na Educação Infantil também contribui com a apropriação da linguagem escrita, sobretudo por conta da sua capacidade de tornar possível a assimilação entre som e forma textual.
O que diz Paulo Freire sobre a literatura infantil?
Para Freire (1993), ensinar a ler é engajar-se em uma experiência criativa em torno da compreensão e da comunicação. A experiência da compreensão é a capacidade de associar, jamais dicotomizar.
Qual a importância da literatura no processo de desenvolvimento infantil?
A literatura proporciona um momento lúdico e apresenta temas atuais importantes, permitindo que as crianças trabalhem os seus próprios sentimentos. “A literatura infantil é importante porque, ao ler histórias para crianças, ajudamos no seu desenvolvimento e, principalmente, no que diz respeito à alfabetização.
O que diz a Bncc sobre a literatura infantil?
A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ela nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.
Quais são os tipos de literatura infantil?
Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa
- Fábula. Costumam ser histórias curtas. ...
- Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ...
- Crônica. ...
- Lendas e mitos. ...
- Romance.
Quais são as três fases da literatura infantil?
Costumamos encontrar as seguintes divisões: “pré-leitor” para o período que abrange a primeira infância (dos 15/18 meses aos 3 anos de idade) e a segunda infância (dos 2/3 anos até 6 anos); depois, surgem as fases do “leitor iniciante”, aos 6/7 anos, do “leitor em processo”, a partir dos 8/9 anos, do “leitor fluente”, ...
Como se divide a literatura infantil?
A literatura infantil divide-se em dois momentos: a escrita e a lendária. A lendária nasceu da necessidade que tinham as mães de se comunicar com seus filhos, de contar coisas que os rodeavam, sendo estas apenas contadas, não sendo registradas por escrito.
O que é o conceito de literatura?
Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.
O que Paulo Freire quer dizer ao afirmar que a leitura do mundo precede a leitura da palavra?
Paulo Freire afirma que a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), com isto, quer dizer que apoio na realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento.
O que é a educação infantil para Paulo Freire?
Pensar Freire na Educação Infantil é compreender que a educação é permanente vida, não apenas preparar para viver, mas, em uma constante leitura do mundo, cada vez mais crítica. Palavras-chave: Educação Infantil; Paulo Freire; Leitura do mundo.
O que Paulo Freire fala sobre literatura?
Em seus estudos, Paulo Freire ressalta que ler vai além de decodificar signos linguísticos; é preciso buscar a compreensão do lido para compreender o contexto vivido e assim libertar-se das ideologias que impedem de buscar condições éticas para construir uma sociedade solidária.
Qual é a origem da literatura infantil?
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.
Qual é a área da literatura infantil?
A literatura infantil é apontada como uma ferramenta pedagógica utilizada no processo de leitura das crianças em processo de alfabetização, sua influência, elementos e importância na construção do saber coletivo e individual.
Qual é a importância do estudo da literatura?
Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.
Como deve ser utilizada a literatura infantil na Educação Infantil?
A literatura Infantil pode colaborar com o processo de apropriação da linguagem escrita, agregando conhecimento e produzindo conceitos significativos no desenvolvimento de ensino e aprendizado. Respeitando as especificidades da criança e suas capacidades de compreensão do saber.