Qual a composição química do sabão em pó?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Hoje, o detergente em pó, popularmente conhecido como sabão em pó, é composto basicamente por 12% de surfactantes (tensoativos), 12% de builders, 6% de ingredientes auxiliares e 70% de auxiliares de produção ou cargas.

Os sabões e detergentes possuem sais de ácidos graxos, que são longas moléculas formadas por uma parte apolar (que é hidrofóbica – hidro = água; fobos = aversão) e uma extremidade polar (hidrófila – hidro = água; filos = amigo).

Tensoativo aniônico (como alquil benzeno sulfonato de sódio e alquil éter sulfonato de sódio).

Ainda assim, em geral, os sabões em pó costumam ter um pH de 11,5, o que faz dele uma substância alcalina. Já o sabão líquido costuma ter um pH bem mais baixo, entre 7 e 8, sendo assim considerado uma substância neutra que é o caso do OMO Lavagem Perfeita.

A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).

As principais matérias primas utilizadas para a fabricação do sabão são as gorduras animais e/ ou vegetais e álcalis (soda ou potassa). As gorduras animais e sebos são sub- produtos dos frigoríficos, açougues e matadouros.

hidróxido de sódio

Os produtos utilizados comumente para a fabricação do sabão comum são o hidróxido de sódio ou potássio (soda cáustica ou potássica) além de óleos ou gorduras animais ou vegetais. O processo de obtenção industrial do sabão é muito simples.

Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato tem pH alto, e tal característica ajuda a neutralizar odores, gorduras e sujeiras difíceis. É por isso que misturar bicarbonato com sabão em pó ou detergente, por exemplo, pode potencializar ainda mais a ação desses produtos.

Composição: Sabão de Ácidos Graxos Láuricos, Sabão de Ácidos Graxos Esteáricos, Sabão de Ácidos Graxos Oleicos, Coadjuvante, Glicerina, Agente Anti-redepositante e Água.

Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.

Composição química dos detergentes
Os detergentes apresentam uma região apolar, formada por uma longa sequência de carbonos e hidrogênios (hidrocarboneto), e uma região polar, que apresenta as seguintes funções orgânicas: Sal de amônio quaternário.

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

o sabão é um sal de ácido graxo. Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio e de potássio e carbonato de sódio, todos álcalis (bases) historicamente lixiviados das cinzas de madeiras de lei.

Antes do sabão em pó chegar ao mercado brasileiro, era comum lavar roupas com anil, corante azulado que deixava as roupas mais brancas. O Omo foi o primeiro sabão em pó azulado. A cor servia para associá-lo à limpeza e atrair a clientela.

7

O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, sendo 7 o pH neutro.