Qual a composição química do óleo de cozinha?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Sua constituição química é composta por triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos. A diferença entre gordura e óleo é somente seu estado físico, em que a gordura é sólida e o óleo é líquido, ambos a uma temperatura de até 20°C.

Os óleos são formados por triglicerois (que é a união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol). Por sua natureza química quimicamente apolar, são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Diversas fontes podem servir de matéria-prima para a extração dos óleos vegetais.

As principais matérias-primas utilizadas para produção são a soja, mamona, dendê, girassol, milho, coco, linhaça, babaçu, amendoim, etc.

Os óleos constituem aproximadamente 34% da energia na alimentação e fornecem 9 kcal/g. Tem a importante função em fornecer energia ao organismo, garantir a saciedade, produzir hormônios, enzimas e transportar vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

A diferença entre óleos e gorduras é que os óleos são, em sua maoria de origem vegetal e líquidos à temperatura ambiente. Já as gorduras, são sólidas e podem ser de origem vegetal ou animal.

A principal matéria-prima para a produção do óleo de soja são os grãos de soja (Gluycine max. L Merril). Nomes botânicos da planta: Glycine Max, Soja max ou Glycine hispida.

Além das proteínas, lipídios e carboidratos, a soja também contém vários componentes menores, incluindo minerais, vitaminas, fitatos e compostos fenólicos, grupo em que se inserem as isoflavonas.

“O milho e girassol são bem similares, eles tem o ômega 6. São gorduras polisaturadas e tem porcentagem pequena de gordura saturada, que a famosa gordura ruim. Já o óleo de soja tem uma quantidade de gordura saturada tranquila. Não vai prejudicar o organismo e ele tem o ômega 3 e o ômega 6.

O que é um óleo 100% vegetal
Eles são derivados de frutos, sementes e plantas, criam um filme protetor sobre a pele, mas, por terem biodisponibilidade, penetram e não impedem outros ativos de penetrarem também – ao contrário dos óleos minerais.

Azeite de Oliva

Especialistas recomendam o uso do óleo de coco, girassol e o Azeite de Oliva que são mais saudáveis. O azeite de oliva é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. Também é rico em ácidos graxos essenciais e pode ajudar no controle do colesterol bom.

O óleo da soja é universalmente obtido por extração com solvente, uma mistu- ra de frações parafínicas derivadas do refino do petróleo, conhecido como he- xano. Durante a extração, as substânci- as não-triglicerídicas de natureza apolar são também solubilizadas pelo solvente e arrastadas para o óleo bruto.

Quanto maior o consumo de soja e seus derivados, melhor será para a indústria. Amaral explica que cada tonelada de soja produz, em média, 780 quilos de farelo e 190 quilos - ou litros - de óleo.

A canola é uma espécie anual da mesma família que o repolho e a couve. No entanto, seu cultivo visa a produção de grãos. Ela é muito adaptável ao frio, e por isso tem grande potencial de cultivo em grande parte da América do Sul. Nas lavouras do Sul do Brasil, a oleaginosa tem feito sucesso.

O mais conhecido dos óleos mais saudáveis, o azeite de oliva extravirgem tem fama por seu papel na proteção do coração por aumentar o colesterol bom (HDL). Também pode ajudar a diminuir o risco de câncer. Uma rica fonte de ômega-3, óleo de cânhamo é uma ótima opção para cozinhar, mas requer refrigeração.

O ácido oleico é muito utilizado como aditivo em base de sabões e sabonetes, para dar lubricidade e emoliência. É muito empregado em cremes e emulsões cosméticas pelas suas propriedades emolientes e para recompor a oleosidade em peles ressecadas e com problemas de escamação.

Podem prejudicar a locomoção bem como alterar a temperatura do corpo (stress térmico), podendo levar os organismos à morte. As frações do petróleo compostas pelos aromáticos são os principais causadores de morte por toxicidade. Entre os mais tóxicos estão o benzeno, tolueno e xileno.

Os óleos e gorduras são formados por diversos compostos simples. Quimicamente, eles são ésteres. O componente alcoólico é invariavelmente o glicerol (triol, três grupos hidroxilícos) e o componente ácido é formado pelos ácidos monocarboxílicos não ramificados (ácidos graxos).

Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry.