Qual a composição de um pão francês?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O pão francês é o produto de panificação mais consumido no Brasil, é composto basicamente de farinha de trigo, água, fermento biológico e sal, outros ingredientes podem ser adicionados em pequenas quantidades a fim de melhorar as características da massa durante o processamento e a qualidade do produto final.

Os principais ingredientes do pão francês são: farinha de trigo, água, sal, fermento biológico e melhorador de farinha, os quais possuem as seguintes funções: Farinha de trigo: é o ingrediente básico na formulação. Tem a função de fornecer as proteínas formadoras do glúten, além de outras proteínas.

Sim, é verdade, nem todo pão francês é vegano... Algumas padarias usam banha (gordura animal), manteiga (gordura do leite) ou margarina (que geralmente também contém leite na formulação). Outras (mais raramente) usam leite de vaca. Mas a MAIORIA das padarias faz o nosso pãozinho de cada dia vegano!

Pães de trigo oferecem mais vitaminas, grãos integrais e fibras, e têm menos impacto negativo no açúcar no sangue, o que pode ser útil para pessoas que têm resistência à insulina, disse Mokari.

6 – Pão de forma integral só é recomendado para dieta.
Ele é recomendado para todos aqueles que desejam investir em um alimento menos refinado, logo, mais saudável e com mais fibras, vitaminas e minerais.

O processo básico de panificação constitui-se em: mistura, fermentação e assamento. A mistura é a primeira fase do processamento do pão e outros produtos de panificação, e tem como objetivo a mistura de todos os ingredientes da formulação e o amassamento até um ponto considerado ideal.

O leite não é um ingrediente fundamental para a produção do pão, ele pode ser substituído sem maiores problemas por água, tanto que no pão comum, ou pão francês como é conhecido, ele não participa.

Segundo a Legislação, pão é o produto obtido pela cocção, em condições técnicas adequadas de massa preparada com farinha de trigo, fermento biológico, água e sal, podendo conter outras substâncias alimentícias aprovadas.

Há quem diga que o nome do pão francês deve-se ao fato dele ter sido criado por influência de brasileiros abastados que se encantavam com os pães de miolo branco que consumiam nas boulangeries parisienses. Ao retornarem ao Brasil, pediam para os padeiros locais fazerem o tal "pãozinho francês".

A farinha de trigo é um dos principais ingredientes da panificação, com a função de dar forma e consistência à massa. Muitos são os ingredientes utilizados em panificação. Dentre eles, existem aqueles que são considerados básicos, uma vez que se encontram presentes em praticamente todos os produtos.

O pão de forma tradicional sem glúten Schar é uma ótima opção para ingestão de pessoa intolerantes a Glúten e Lactose. Não possui Lactose e Glúten, possui bastante fibras.

PÃO DE FORMA MULTIGRÃOS SCHAR 200G - SEM GLÚTEN, SEM LACTOSE, SEM LEITE E SEM OVOSO pão de forma com cereais sem glúten e sem lactose é muito macio e saboroso. O Pão de Forma Multigrãos é fonte de fibras e possui em sua composição ingredientes funcionais, perfeito para um dia a dia pratico e saudável.

Pão Francês: na composição não leva leite, soja ou ovo.

Wickbold

O Pão 100% Integral Tradicional Wickbold ficou em primeiro lugar pois, além dessa característica, tem poucos conservantes e não contém gordura vegetal hidrogenada.

De olho no rótulo
Pães integrais: contém maior quantidade de farinha integral do que farinha branca processada (“farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”); a farinha integral aparece como o primeiro item da lista por estar em maior quantidade que os demais ingredientes.

Para tentar combater o alto consumo do pão branco, os profissionais de saúde indicam a substituição pelo pão integral. E de acordo com a nutricionista Maria Carolina Abrahão, o 100% integral é a melhor opção para a alimentação.

Para a nutricionista Anita Sachs a necessidade varia de pessoa para pessoa, mas indica uma regra a ser seguida: “normalmente, ingerir 100 gramas de pão por dia não tem qualquer problema, pois contabiliza entre nove e onze porções diárias de cereais que a pessoa pode comer”, explica Anita.

São pães integrais, que não contém açúcares e gorduras trans e ainda tem baixo teor de gorduras totais e saturadas. O Pão Sem Açúcar 12 Grãos da Pullman é fonte de fibras, para deixar seu café da manhã ainda mais nutritivo.

A matéria graxa estimula uma maior retenção do gás carbônico produzido na fermentação. Além disso, ela lubrifica as redes de glúten que se formam no processo mecânico da sova. Assim, a ação da gordura vai aumentar a extensibilidade da massa e, também, permitir que o composto formado fique menos endurecido.