Qual a competência se avalia a fuga do tema?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Esse critério avalia bem a capacidade de interpretação do texto que o candidato possui, pois, ao fugir do tema, ele demonstra um indício de não ter conseguido compreender a proposta da prova.

Na Matriz de Referência para Redação do Enem, a Competência IV se destina a avaliar a capacidade de o participante demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Na Competência II, identificaremos: a adequação à tipologia exigida ou a presença de traços constantes de outros tipos textuais, bem como a propor- ção entre as partes do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se há partes embrionárias. A tangência é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema.

A primeira competência da Matriz de Referência do Enem avalia o domínio que os participantes desse exame apresentam em seus textos quanto à modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Autoconhecimento e autocuidado – Competência geral 8 da BNCC.

O que a BNCC diz
Os estudantes devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e futuros.

A competência 4 da redação do Enem avalia a construção coesiva do texto, analisando se o candidato consegue aplicar, com pertinência e diversidade, os pronomes, advérbios, sinônimos, operadores argumentativos e outros recursos da língua, para encadear as ideias e defender seu ponto de vista.

Fique atento à progressão textual
Outro ponto fundamental para garantir uma boa pontuação na competência 4 Enem está relacionado à progressão textual, ou seja, à resposta de um período em relação ao outro. Tenha em mente que tudo o que você está dizendo deve estar bem encadeado.

5 – Proposta de Intervenção
Na última competência, o candidato deve escrever uma proposta de intervenção para a temática, ou seja, apontar uma iniciativa para enfrentar o problema proposto.

Como identificar as competências que faltam para você subir na...

  1. 1) Confira as competências requeridas. ...
  2. 2) Preste atenção em exemplos que já alcançaram o sucesso. ...
  3. 3) Melhore os pontos que você precisa. ...
  4. 4) Peça feedbacks sobre seu trabalho. ...
  5. 5) Aposte em suas qualidades. ...
  6. 6) Aceite a mudança.

O texto do edital diz que, para alcançar os 200 pontos, o candidato deve “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”.

5 dicas para tirar 200 na competência 2 Enem

  1. Compreenda bem a proposta. Procure compreender bem a proposta de redação para não tangenciá-lo acidentalmente ou, ainda, fugir do tema. ...
  2. Mostre seus conhecimentos sobre o tema. ...
  3. Não copie. ...
  4. Seja incisivo. ...
  5. Fique informado.

Portanto, tenha atenção para não tangenciar o tema - falar apenas sobre um aspecto apontado na frase - ou pior ainda, fugir totalmente da temática proposta.

  1. Demonstre autoridade. ...
  2. Traga conhecimento de outras áreas. ...
  3. Pensar fora da caixa. ...
  4. Obedecer à estrutura dissertativa-argumentativa.

Para o Enem, tangenciar o tema é deixar de usar um dos termos-chave em seu texto", explica.

Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Agora que você já sabe o que é exigido na competência 1, se liga nas dicas:

  1. Domine o uso da língua portuguesa. ...
  2. Se adapte à norma culta. ...
  3. Entenda a diferença da linguagem oral e escrita. ...
  4. Leia bastante. ...
  5. Saiba quais são suas dificuldades. ...
  6. Pratique muito. ...
  7. Atente-se a escrita. ...
  8. Faça um rascunho e revise seu texto.

Vamos tomar a primeira Competência, como exemplo: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Ela discutirá a capacidade argumentativa expressa em diferentes linguagens (verbal, imagética, gestual etc.) e presente em diferentes esferas, sobretudo na linguagem jornalística, publicitária e normativa.

A competência 2 da Base Nacional Curricular trata do pensamento científico e crítico, como também vai se deter na criatividade e na capacidade de se resolver problemas reais do mundo. Essa competência se relaciona com todos os componentes curriculares e incentiva a contínua habilidade de fazer perguntas relevantes.

Assim como as demais competências gerais da BNCC, a nona competência se relaciona com os diferentes componentes curriculares e é fundamental para a vida em sociedade. Para Mattos (2020), ela se divide em duas dimensões: empatia e diálogo.

Isto posto, as três dimensões da competência seguem essa ordem: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes/Comportamentos.