Qual a comida típica da Grécia?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Gyros. Fora da Grécia, o gyros (ou giroscópio) é, sem dúvida, o prato mais famoso da culinária grega. É um prato feito com carne grelhada raspada de um espeto vertical, muito parecido com o shawarma ou o doner kebab turco.

O café da manhã da Grécia tem muitas frutas — figo, melão, morangos, pêssego, damasco... Tem sempre o queijo feta, mel, o delicioso iogurte grego, muitas geleias e um toque que parece exótico aos brasileiros: pepinos, tomates e azeitonas, que acabam combinando às mil maravilhas com a parte doce da coisa.

A Grécia Antiga era politeísta, ou seja, a sociedade grega idealizava seus próprios deuses que possuíam atributos físicos e comportamentais humanos ou animais. Cada pólis (cidade) tinha o seu deus protetor e o Monte Olimpo era considerado pelo gregos como a casa de todos os seus deuses.

A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.

A culinária grega basea-se em ingredientes frescos. Carne ou peixe, são simplesmente grelhados servidos com ervas ou molho de limão. Da culinária tradicional destacam-se, ainda o Mussakás, que é uma espécie de lasanha de berinjela e o pasticcio, com macarrão, carme e molho bechamel.

De um modo geral, o homem grego passava o dia fora de casa. Ocupava o tempo a trabalhar ou a conversar com os amigos sobre política e outros assuntos. A mulher ficava em casa, cuidando da roupa e da alimentação e organizando o trabalho dos escravos; era ela quem administrava as tarefas da casa.

como o costume de quebrar pratos. surgiu na Grécia, dizem que. representa o desapego aos bens. materiais ou apenas que a festa.

Arraial do Cabo - RJ
Não bastasse ser o Caribe brasileiro, Arraial do Cabo também é a Grécia brasileira devido a semelhança de algumas paisagens. Essa beleza de lugar teve uma leve inspiração grega mas é só a praia grande em Arraial.

A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.

Cultura grega
Os gregos gostavam de teatro, poesia, música e dança. As peças teatrais tinham uma função religiosa, pois eram encenadas durante as festas ao deus Dionísio. Da mesma forma, cumpriam um papel moral, porque sempre passavam uma lição para os espectadores.

Na região, a caça sempre foi rara. Por isso, desde a Antiguidade, o consumo de carne na região é reduzido. Sem a onipresença da comida processada, fazem parte da dieta local, nos tempos modernos, cereais, frutas e vegetais cultivados ou colhidos na floresta (pancs), frutos do mar, especiarias e azeite.

Os gregos eram conhecidos por nutrir amizades coloridas, mas o casamento entre dois homens adultos era considerado estranho. A homossexualidade masculina era mais comum em duplas compostas por um homem mais velho (e geralmente mais poderoso) e outro bem jovem.

Os gregos antigos não eram exigentes com suas vestimentas. As roupas que usavam eram feitas apenas com base na sua funcionalidade, e eram simples. Um único pedaço de tecido poderia ser estilizado e reestilizado para se adequar a uma ocasião específica ou a uma moda.

grego antigo

O grego antigo era uma língua indo-europeia falada na Grécia durante a Antiguidade, possuindo diversos dialetos, sendo os mais conhecidos o ático e o jônico; tendo, posteriormente, evoluído para o grego moderno.

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé! É um post sobre os costumes popular que acontece durante a Semana Santa. Para os cristãos ortodoxos, a Páscoa é a festa mais importante do ano e repleta de tradições.