Qual a comida do orixá Ossain?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

As principais oferendas a Ossaim são o fumo, o mel, cachaça e inhame.

Quinta-feira: Logun Edé, Oxóssi e Ossain.

590 - Guia Orixá Ossaim - Verde/branca - Umbanda/candomblé

Saudação de Ossaim: “Ewé Ó”, que significa “Salve as folhas!”. Existem ainda outras variações dessa saudação como Ewê ewê asá, ou Asá ô, ou Eruejé. Cores de Ossaim: suas principais cores são o verde e branco.

Seus números para sorte: 4, 6 e 42. Ossaim é o Senhor das folhas e plantas. Rege a medicina e os estudos.

Os filhos de Ossain são muito ligados aos estudos e à reflexão; geralmente são cientistas, pesquisadores, médicos. São generosos, tolerantes, afetuosos e prezam pela liberdade. Gostam muito de animais e de plantas. Não possuem ambição e são completamente desprendidos de interesses materiais.

CORES: Verde e Branco.

Orixás - Ossain (Ossanha)
Seu dia é quinta-feira, verde e branco suas cores.

Obaluaiê

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

Observação: as velas não devem ser acesas, pois Ossain não suporta que suas ervas queimem.

Considerado o pai das plantas sagradas e milagrosas, Ossain é o Orixá da cura. Por ter o conhecimento e poder sobre qualquer vegetação, consegue a cura de todos os males de maneira natural. Dessa forma, é um Orixá que atua em trabalhos pela saúde e ajuda quem procura levar uma vida saudável.

Xangô

“Eu sou do candomblé e o meu Xangô segue uma linha branca e tudo que deve ser oferecido a ele não pode ser preparado com azeite de dendê, mas sim com azeite doce. Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Oxalá – Orixá maior
Através de seu gênio calmo, atinge seus objetivos de forma natural.

Xangô

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. Ele é que era o valente.

A história conta que a deusa Iansã conseguiu ser salva de uma perseguição se transformando em uma abóbora, conseguindo, assim, se esconder em uma plantação de abóboras.

Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

Continuar lendo Qual pássaro de Ossain?