Qual a comida do Orixa Ogum?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

feijoada

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

Vamos lá!

  1. Cozinhe o cará ou inhame com casca até ficar bem macio;
  2. Espere esfriar e, quando isso acontecer, tire a casca com bastante cuidado;
  3. Utilize um alguidar para colocar o cará dentro;
  4. Coloque os palitos espalhados em toda a superfície do cará;
  5. Regue com o mel de abelha e azeite de dendê.

Conteúdo: Folha de manga, abre caminho, aroeira em folhas, dandá da costa, peregum, alfavaquinha e carqueja.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Seus números para sorte: 1, 7 e 11. Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho.

terça-feira

Seu dia de semana é terça-feira. Ogum incorporado em terreiro de candomblé na cidade de Salvador, na Bahia. Embora não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.

Banho Ogum é um poderoso mix de ervas que vibram na linha de Ogun, São Jorge Guerreiro, para limpeza energética, abertura de caminhos, força e proteção. É ideal para quem busca boas mudanças na vida profissional. Contém as seguintes ervas: abre-caminho, aroeira, levante, gengibre, guiné, hibisco e pitanga.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Como os filhos de Ogum têm como ponto fraco a cabeça, a ansiedade, tensão e nervosismo costumam lhe atacar. É preciso fazer atividades que relaxem e libertem o estresse. O fígado e o estômago também costumam apresentar problemas, gastrites e enxaquecas são problemas comuns.

Áries (21/03 a 20/04) - Ogum
Conhecido como o Orixá guerreiro, as pessoas regidas por ele são líderes natos, uma vez que possuem facilidade para tomar decisões, além de terem coragem e autoconfiança. Porém, também respondem a um lado impulsivo. Jogam-se nas coisas e nem sempre pensam nas consequências.

O feijão é uma das oferendas que podem ser servidas a Ogum, por isso a feijoada é como um banquete, além de remeter à festa — explica Renatão do Quilombo, líder comunitário do Quilombo do Grotão, casa que vai oferecer, de hoje a domingo, feijoada com roda de samba em homenagem a São Jorge.

Magia de Ogum para segurar o amor:
Escreva o nome da pessoa, num papel a lápis e coloque em uma das bandas do inhame. Una as bandas de inhame, com o nome dentro e passe em volta uma corrente fininha, fechando com um cadeado pequeno. Enterre este inhame aos pés de uma mangueira pedindo com fé a Ogum.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

Topázio

Ogum: Topázio azul, que é utilizado para defesa contra brigas, roubos e ajuda na abertura de caminhos.

vanguardeiro; isso o aproxima do orixá Ogum. muito justiceira. Iroco é a árvore da vida e a vida é tudo, aceita tudo e continua sendo.

A origem na África
A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Ogum é o Orixá que abre caminho. Ele afasta a desordem e o caos e corta a atuação de energias negativas, tudo a partir do equilíbrio íntimo das pessoas, perante a Lei Divina. Ogum é Orixá da guerra, da coragem e da proteção. Protege templos, casas e caminhos.

Os filhos e filhas de Ogum são aquelas pessoas que não dispensam uma farra e pagam para entrar em uma briga. A bagunça nem precisa ter sido iniciada por causa deles, se enxergarem uma confusão, nem sabem porquê mas estarão lá no meio. Eles não perdem tempo procurando explicações, já partem para o ataque.

Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.