Qual a comida de Oxum Opará?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.

Opará não admite mentiras e não vê defeitos em seus filhos, gosta de tudo muito bem limpo e seus filhos são intuitivos, enxergam coisas de longe, assim como dá a seus filhos o poder de ler todo e qualquer oráculo.

Como toda Oxum, Òpàrà também rege a gastronomia, potencializando assim, nossa vontade de comer mais, por isso nesta semana, não exagere na alimentação, cuide da sua dieta, respeitando seu limites. Para acabar com traição: Vista uma peça de roupa amarela e vá à beira de um rio ou cachoeira com um punhado de alpiste.

Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora das Candeias, dependendo da região do Brasil, e sua data é 8 de dezembro.

Os filhos de Oxum Òpàrà são versáteis e elegantes. As energias da senhora dos encantos influenciaram nesta semana na gentileza e espontaneidade. No trabalho, o momento é para aproveitar a influência de Oxum Òpàrá na gentileza e usá-la para cativar os colegas e a chefia a seu favor.

Faça seus pedidos a Pombagira Cigana da Estrada em nome de Oxum Opará.

Baiser Vole de Cartier

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

Na história dos povos indígenas do Nordeste, o Opará, denominação dada pelos indígenas ao rio São Francisco que significa “rio-mar”, aparece como um meio de comunicação e também de fuga, uma rede que interliga os diversos povos da região, possibilitando o contato e a troca de saberes.

Filha de Iemanjá e Orunmilá (Ifá – o oráculo), Oxum teve três maridos: Ogum, Xangô e Oxosse, sendo que deste último gerou Logunedé que viveu seis meses com o pai, nas matas e seis meses com a mãe, nas águas doces.

Nos cultos de nação, a representação de Oxum Opará não tem um consenso, por isso, para algumas vertentes ela é uma divindade a parte, nascida de Xangô com Obá, já para outras ela se classifica como uma qualidade de Oxum.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Apesar de muitas vezes serem magoadas pelas pessoas, as filhas de Oxum opará estão sempre ao lado pra ajudar quando precisa. perdoam, mais jamais esquecem o mal que lhe fizeram. Como toda oxum são vaidosas, mas sem exageros, possuem mais tendência a batalhas, são guerreiras e bem menos melosas.

Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Citrino

Oxum: Citrino, que traz autoconfiança, ajuda no amor e protege contra doenças abdominais. Yansã: Coral, que proporciona alegria e sensualidade e combate negatividade. Xangô: Granada, que proporciona respeito e credibilidade e ajuda em casos de justiça.

Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).

Oxum (21/06 a 21/07) - Folha de vintém.

Usa um abebé (espelho de metal) nas mãos, uma alfange (adaga), por ser guerreira, e um ofá (arco e flecha) dourado, por sua ligação com Oxóssi.

Divindade calma veste-se sempre de cores claras, de preferência amarelas que é a sua cor consagrada; porém, dependendo da qualidade, òsun guerreira pode vestir-se de cor de rosa, òsun velha de branco e azul claro; òsun Ijimu, por exemplo, usa uma saia azul claro, òja e adé cor de rosa.