Qual a cobra que tem ferrão na cauda?

Perguntado por: arocha9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

cobra-coral

A cobra-coral utiliza como estratégia de defesa, ao sentir-se ameaçada, levantar, enrolar e dobrar a ponta da cauda (distraindo o predador), escondendo a cabeça.

Cobras corais
O veneno da cobra coral contém primariamente componentes de neurotoxinas, que causam bloqueio neuromuscular pré-sináptico, resultando potencialmente em paralisia respiratória. A falta de significativa atividade proteolítica enzimática é o motivo da pobreza de sinais e sintomas no local da picada.

Esse veneno afeta o sistema nervoso e, segundo o Instituto Butantan, inicialmente a picada provoca dor local, visão turva e problemas de fala. Posteriormente, ainda de acordo com o instituto, o veneno dessa serpente provoca paralisia de músculos importantes, como coração e diafragma.

Cobra cascavel

Cobra cascavel, a agitadora de chocalho das terras brasileiras - Instituto Butantan.

Jararaca (Bothrops)
Possui fosseta loreal ou lacrimal, tendo a extremidade da cauda com escamas e cor geralmente parda.

Uma das principais características físicas da jararaca é a sua cor marrom e a presença de manchas triangulares escuras pelo corpo. Além de uma cabeça triangular, esse tipo de cobra também apresenta uma faixa horizontal preta atrás dos olhos e em volta da boca.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Segundo os bombeiros, o veneno da jararaca pode provocar lesões no local da mordida, como hemorragia e necrose dos membros afetados.

A dor não é causada pelo veneno e sim pela simples picada. Não existe tratamento específico. Pode-se aplicar no local da picada um anti-histamínico, sob recomendação médica.

Para tratar a picada da cobra coral é preciso aplicar o soro antielapídico, e de uma cascavel o anticrotálico. Se o veneno for de jararacuçu, o soro certo é antibotrópico. Mas se for de uma surucucu deve-se usar o antilaquético.

A falsa coral é encontrada amplamente no Brasil, sendo a Erythrolamprus aesculapii uma das 52 espécies não peçonhentas com padrões da serpente coral, ou então de coloração vermelha, por isso são denominadas falsas. Comum em diferentes regiões do país, a falsa coral apresenta hábitos noturnos e terrícolas.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Seja pela sua coloração com cores vibrantes ou por ser considerado um dos animais mais venenosos e letais na natureza, a cobra coral (Micrurus corallinus) é uma das espécies de serpentes mais conhecidas no Brasil. Como a cobra coral é venenosa e pode aparecer em áreas urbanas, é importante saber como agir.

Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc. Além disso, as cobras podem se interessar pelo seu quintal se ele for habitado por animais que lhes servem de presa.

Ela habita os cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste brasileiro, bem como os campos abertos das regiões Sul, Sudeste e Norte.

Elas adoram montes de folhas, de compostagem, de palha, restos de madeira ou de lenha e montinhos de grama cortada, portanto limpe o seu quintal o quanto antes. Em vez de usar lascas de madeira para forrar o chão do quintal, prefira pedrinhas. Elas não oferecem um ambiente confortável para a cobra se esconder.

guizo

As cascavéis possuem um guizo característico na cauda e cada anel indica quantas ecdises (muda de pele) foram realizadas e não a idade do animal!! O som do guizo é característico deste gênero e se assemelha a um chocalho, formado por um encaixe de camadas de queratina.

A maior espécie de jararaca do nosso país se chama jararacuçu, que, na língua tupi, quer dizer justamente “jararaca grande”!

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

Conhecida como falsa jararaca, seu comportamento intimidador e o padrão de coloração fazem com que seja confundida com a serpente Bothrops jararaca. Não é peçonhenta, ou seja, é inofensiva ao homem.

Qual a diferença entre a jararaca falsa e a verdadeira? Costuma deformar sua cabeça em forma de triângulo quando ameaçada. Conhecida como falsa jararaca, seu comportamento intimidador e o padrão de coloração fazem com que seja confundida com a serpente Bothrops jararaca.