Qual a classificação dos arquivos de terceira idade?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Permanente ou 3ª idade: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade.

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie/ tipologia documental, natureza do assunto, forma e formato.

1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.

Primeira idade: arquivo corrente
O arquivo corrente é constituído por documentos que ainda se encontram em tratamento ou continuam a ser utilizados na gestão (valor primário), são necessários ao trabalho no dia a dia em razão de sua vigência e da potencialidade de uso para fins administrativos, legais e fiscais.

O ciclo de vida dos documentos é o elemento que forma o pano de fundo para as intervenções arquivísticas e divide os arquivos de acordo com as fases ativa, semiativa e inativa dos documentos denominando-os, respectivamente: corrente, intermediário e permanente ou de 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade, respectivamente.

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Este documento contém informações e orientações necessárias para a participação e o exercício de voto dos Acionistas em conjunto com a Proposta da Administração, disponível nos sites da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, em www.cvm.gov.br; da B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão - B3, em www.b3.com.br; e da Companhia, ...

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Tipos de Arquivos

  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de freqüência praticamente nula.
  • Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais?

Na prática, a Teoria das Três Idades cria as condições necessárias para gerenciar o ciclo de vida de um documento, se baseando na frequência em que cada arquivo deve ser consultado e como é o seu uso e armazenamento. Essa teoria dividiu os documentos em três fases: arquivos correntes, intermediários e permanentes.

Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.

É a análise e identificação do conteúdo dos documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual a informação será recuperada, atribuindo-se um código de classificação.

Quanto aos estágios de evolução, os arquivos são classificados em correntes (ar- quivos de primeira idade), intermediários (arquivos de segunda idade) ou perma- nentes (arquivos de terceira idade).

2) Pelos estágios de sua evolução:
a) Arquivos de primeira idade ou corrente; b) Arquivos de segunda idade ou intermediário; c) Arquivos de terceira idade ou permanentes.

3º idade: Permanente
Já nesta idade, os documentos possuem valor secundário, correspondendo àqueles que não podem mais ser questionados, pois já perderam todo o seu valor administrativo, porém, também não podem ser eliminados, pois possuem valor histórico.